MADEIRA Meteorologia

Papa encontra-se estável e “ligeiramente melhor” no sexto dia de hospitalização

Data de publicação
19 Fevereiro 2025
19:01

O Papa Francisco, hospitalizado há seis dias devido a uma pneumonia, encontra-se estável e apresenta “uma ligeira melhoria, sobretudo nos índices inflamatórios”, informou hoje o Vaticano.

“O estado clínico do Santo Padre é estável. As análises sanguíneas, avaliadas pela equipa médica, mostram uma ligeira melhoria, especialmente nos índices inflamatórios”, refere o último relatório médico.

O Papa Francisco foi internado sexta-feira no hospital Gemelli de Roma em estado “razoável”, depois de a sua bronquite se ter agravado.

Na segunda-feira, os médicos afirmaram que o Papa tinha desenvolvido uma infeção polimicrobiana do trato respiratório, ou seja, uma mistura de vírus, bactérias e possivelmente outros organismos.

Após o comunicado de terça-feira, que suscitou preocupações sobre o estado do pontífice, por revelar que o mesmo havia desenvolvido uma pneumonia bilateral, a última comunicação do Vaticano mostra-se um pouco mais tranquilizadora.

“Depois do pequeno-almoço, o Papa leu alguns jornais e depois dedicou-se a atividades de trabalho com os seus colaboradores mais próximos” e “antes do almoço recebeu a Eucaristia”, refere o comunicado.

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, visitou hoje o Papa, e disse que “está bem-disposto” e “não perdeu o seu proverbial sentido de humor”.

A chefe do executivo italiano deslocou-se ao hospital Policlínico Gemelli de Roma para transmitir ao Papa argentino os seus votos de recuperação, “em nome de todo o Governo e de todo o país”, indicou o comunicado.

Apesar das complicações de saúde, Francisco “está de bom humor” e a receber grandes manifestações de carinho fora e dentro do hospital, onde as famílias das crianças internadas na ala de Oncologia lhe fizeram chegar cartas e desenhos delas.

A bronquite ocorre quando as vias respiratórias do pulmão, conhecidas como tubos bronquiais, ficam inflamadas, provocando tosse e produção de muco.

Por vezes, essa infeção pode propagar-se aos pulmões, resultando em pneumonia, uma inflamação dos pulmões.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas