O transporte de um utente de regresso ao Porto Santo, após ter tido alta clínica do Hospital dos Marmeleiros, está a fazer correr tinta, depois das denúncias feitas pelo filho do idoso. A situação foi exposta ao Serviço Regional de Saúde e partilhada nas redes sociais, tendo levado já a várias reações e a um pedido de desculpa do SESARAM.
Conforme relatou Manuel Maurício Correia, numa publicação nas redes sociais, e mais tarde em conversa com o JM, a notícia da alta do pai fora-lhe transmitida na quarta-feira da passada semana, tendo-lhe sido ainda solicitado que levasse roupa para o transporte de regresso do utente. O filho, que se encontrava no Porto Santo, onde reside, deslocou-se de barco para a Madeira no dia seguinte, tendo levado as roupas para o pai, antes da viagem de regresso, agendada para sexta-feira.
Contudo, nesse dia, o filho refere que o pai acabou por fazer a viagem sem as roupas, descalço, e apenas com uma bata do hospital, manifestando-se indignado com a forma "inadmissível e lamentável como o mandaram para fazer a viagem, tendo ele problemas muito graves de pneumonia e problemas motores".
Ao Jornal, o SESARAM confirmou a situação, admitindo que o utente viajou para o Porto Santo seguindo o "protocolo ‘doente em maca’ no espaço dedicado no Lobo Marinho", mas que "uma vez que seguiu para o domicílio deveria ter regressado com a sua própria roupa". Lamentando o sucedido, o gabinete de imprensa do SESARAM adianta que "o familiar cuidador foi contactado para o devido esclarecimento e pedido de desculpa".
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Marco Milho