MADEIRA Meteorologia

Projeto 'Eu sei proteger!' aborda situações de risco nas escolas madeirenses

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
10 Novembro 2021
16:37

O projeto de sensibilização sobre medidas de autoproteção 'Eu Sei Proteger!', pretende comunicar à população escolar, de todos os concelhos da RAM (Madeira e Porto Santo), com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, em ambiente escolar, as diversas medidas de autoproteção que devem ser tomadas em situações diversas de risco. Promovendo uma cultura de segurança, prevenindo comportamentos de risco e alertando para a promoção de atitudes e comportamentos adequados para a prevenção de acidentes e catástrofes.

Este projeto será implementado de forma itinerante, na generalidade das escolas básicas de 3.º ciclo e secundárias da RAM, e será concretizado através do desenvolvimento de cinco jogos em realidade virtual, no qual o utilizador, através da colocação de óculos VR, ver-se-á posicionado num mundo virtual que recriará um cenário com fatores de risco, nomeadamente: Kit de emergência; Incidente na floresta; Aluvião; Incidente em casa e Incidente em túnel. Através de um controlador, que o utilizador agarrará fisicamente, será possível explorar este mundo virtual e realizar as diversas ações, observando as consequências das mesmas. O Projeto no valor de 155.881,47€, decorre ao abrigo de uma candidatura aprovada e globalmente cofinanciada ao Fundo de Coesão do PO SEUR.

A Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, através do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM (SRPC, IP-RAM) dispõe, desde julho de 2013, de Protocolos de Colaboração com a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, que visam a implementação dos Projetos "Segurança em casa, na rua e na escola" e "Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos".

O projeto "Segurança em casa, na rua e na escola" tem uma dinâmica externa às escolas, contemplando os estabelecimentos do Ensino Pré-Escolar, Ensino Básico do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário, onde são agendadas sessões de sensibilização com alunos, docentes, não docentes, encarregados de educação e comunidade em geral, abordando os temas relacionados com os avisos meteorológicos, riscos naturais e tecnológicos, o Plano de Prevenção e Emergência e Plano de Emergência Familiar.

O projeto "Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos" contempla 9 temas, relacionados com a segurança e Proteção Civil, que são implementado nas escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino Básico. O SRPC, IP-RAM enquanto interveniente ativo do processo, presta apoio direto e indireto ao projeto, elaborando materiais didáticos usados nos temas relacionados com a Proteção Civil, ministrando formação aos Delegados de Segurança, apoiando a elaboração de Planos de Prevenção e Emergência, colaborando na realização de simulacros e exercícios internos e intervindo na realização de palestras.

Daniel Faria

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas