MADEIRA Meteorologia

Veículos antigos são “património único” reunido numa “exposição magnífica”

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
25 Maio 2024
13:04

A exposição ‘Madeira Classic Car Revival’ conta com 515 veículos em exposição, “um património único”, reunido por vários colecionadores privados da Madeira. Na abertura oficial da mostra, esta manhã, o presidente do Governo Regional não resistiu a sentar-se ao volante do Lamborghini Miura P400 SV, um dos convidados de honra do evento, do Museu do Caramulo, bem como um Ford Roadster, de um particular do continente.

Aos jornalistas, o governante enalteceu a parceria entre o executivo e o Clube de Automóveis Clássicos, que tem possibilidade mostrar à população madeirense e visitantes “um património único” de residentes na Madeira.

  • Ford Roadster, do Museu do Caramulo, está patente na exposição.

“Em termos de valorização do património regional, esta ideia de termos cada vez mais aqui na Madeira colecionadores privados que têm feito restauros, quer de automóveis, quer de motas e bicicletas”, afirmou, deixando o convite à população para visitar “uma exposição magnífica”.

Integrada na Festa da Flor, a exposição coloca a Região em destaque, atraindo mais visitantes neste mês de maio, sublinhou Eduardo Jesus. Para além disso, o governante entende que o gosto por veículos, clássicos ou não, “é transversal ao madeirense, que, em geral tem uma ligação muito forte aos automóveis”, porque, dada a insularidade, tende a preservar os seus veículos.

Saliente-se que a exposição conta com três concursos: restauro, elegância e originalidade. No primeiro, são avaliados 11 veículos restaurados no último ano, visando estimular os proprietários a recuperar as viaturas. Eduardo Jesus destacou ainda o facto de haver sempre proprietários interessados em exibir os seus clássicos nesta exposição, para a qual estavam inscritos inicialmente 484 veículos, número que subiu para 515, como já foi referido.

Miguel Gouveia, presidente do Clube de Automóveis Clássicos, não escondeu que “dá gosto ver” que a 11ª edição da exposição ‘Madeira Classic Car Revival’ tem vindo a ganhar cada vez mais relevância no calendário turístico regional. Miguel Gouveia afirmou que há cada vez mais turistas a marcarem férias não só durante a festa da Flor, mas com atenção também na mostra de automóveis clássicos.

  • Herberto Mendes é proprietário do carro mais antigo na Madeira, um ‘Le Zebre’, de 1910.

Um dos proprietários que marca presença assídua no evento, desde a sua primeira edição, é Herberto Mendes, dono do veículo mais antigo em exposição e na Madeira, um ‘Le Zebre’, tipo A, de 1910. Aos jornalistas, o aficionado por carros antigos - “os carros têm alma” -, explicou que adquiriu o veículo há dois anos, tendo a marca se extinguido nos anos 30, o que significa que não há muitos carros ainda existentes no mundo. “Apaixonei-me logo que o vi, em França”, disse. Conseguiu comprar a viatura, mas manteve a originalidade da mesma, como nos faróis, rodas em madeira, volante, entre outros aspetos.

A viatura fazia parte da coleção de um francês, que possuía mais de 100 carros antigos, e que decidiu colocá-los todos à venda.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas