Os subprodutos da banana, tais como os ráquis, pinguelos e bagos não comercializáveis, vão ser utilizados para alimentação dos animais da Região.
Tal decisão decorreu da parceria estabelecida entre a recém-criada Direção Regional de Veterinária e Bem-Estar Animal e a GESBA – Empresa de Gestão do Sector da Banana, tendo a secretária regional de Agricultura e Ambiente, Rafaela Fernandes, assistido hoje à demonstração deste processo, na Estação Zootécnica da Madeira, no Porto Moniz.
A este propósito, a tutelar enalteceu a parceria entre as duas entidades, a qual, realçou, reverterá a favor dos animais, para além de promover uma economia circular com o aproveitamento dos subprodutos das bananas.
Segundo esclarece uma nota enviada à redação, o projeto experimental, desenvolvido pelo médico veterinário Daniel Mata, diretor de serviços de Desenvolvimento Pecuário, permitirá a alimentação dos animais da Estação Zootécnica da Madeira, no Porto Moniz, e do Polo de Ovinocultura da Madeira, em Santana.
Daniel Mata acrescentou ainda que os serviços da Direção de Desenvolvimento Pecuário podem ser contactados pelo 291 145 465 para aconselhamento técnico aos produtores de animais que tenham interesse neste tipo de soluções amigas do ambiente.