MADEIRA Meteorologia

Sindicato está contra prolongamento de horários do comércio no Natal e reivindica encerramento ao domingo e feriados

Data de publicação
18 Novembro 2024
16:05

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) manifestou hoje a sua total discordância relativamente ao prolongamento dos horários de trabalho no setor do comércio, durante a quadra de Natal.

“O comércio já prática atualmente horários de trabalho extensos, assim sendo, não faz qualquer sentido o seu prolongamento, penalizando ainda mais os trabalhadores que, para além dos baixos salários, têm horários de trabalho excessivos e ritmos de trabalho intensos, que tanto prejudicam a sua saúde, bem-estar e vida familiar”, refere a nota da Delegação do Funchal do Sindicato CESP.

O mesmo órgão sindical lembra que Portugal “é um dos poucos países da Europa que tem a desregulação dos horários e foi com a pandemia que se verificou que era possível mudar e reajustar os horários.” “Neste sentido, o CESP defende e luta para que os estabelecimentos comerciais venham a encerrar aos domingos e feriados”, acrescenta.

Aquele sindicato adianta que irá recorrer à ARCT caso sejam prolongados os horários de trabalho na quadra de Natal, “de modo a que seja fiscalizado e exigido o cumprimento da lei e do CCT no que respeita ao trabalho extraordinário, nomeadamente o registo do trabalho extraordinário, o pagamento e o direito ao descanso compensatório.”

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas