MADEIRA Meteorologia

Sérgio Gonçalves vota a favor do reconhecimento de Edmundo González como Presidente da Venezuela

Data de publicação
19 Setembro 2024
11:54

O Parlamento Europeu votou esta quinta-feira uma resolução que contou com o voto favorável de Sérgio Gonçalves, que apela à aplicação de medidas firmes perante a situação crítica na Venezuela. Entre as principais exigências desta resolução, destacam-se a divulgação completa e transparente das atas eleitorais, respeitando a vontade dos eleitores venezuelanos e o reconhecimento de Edmundo González como legítimo Presidente da Venezuela.

A resolução aprovada hoje apela, também, à libertação imediata dos presos políticos, à cessação imediata da repressão e violência exercida pelo regime venezuelano, condena as perseguições conduzidas pelo governo de Nicolás Maduro a figuras como Edmundo González e María Corina Machado, insta o governo venezuelano a readmitir as missões diplomáticas recentemente expulsas e a restabelecer as atividades do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Esta resolução pede também que as vítimas de repressão e as suas famílias sejam devidamente compensadas e vejam os seus direitos civis e políticos restabelecidos.

“O respeito pelos direitos humanos e pela liberdade política são pilares fundamentais em qualquer sociedade democrática. A divulgação das atas eleitorais e o reconhecimento dos resultados das eleições são cruciais para garantir a integridade do processo democrático”, afirmou Sérgio Gonçalves, citato em comunicado de imprensa.

Com esta resolução, o Parlamento Europeu rejeita a legitimidade do governo de Nicolás Maduro, devido à falta de transparência durante o processo eleitoral e na contagem dos votos, sublinhando ainda a necessidade da aplicar sanções a membros de alto nível do regime venezuelano que sejam responsáveis por crimes e atos de repressão.

A resolução foi aprovada com 309 votos a favor e 201 votos contra.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas