MADEIRA Meteorologia

“Se há partido que tem pessoas capazes de governar a Região, é o PS”, diz Miguel Brito

Data de publicação
17 Fevereiro 2024
15:48

“Se há um partido na Madeira que tem capital político e pessoas capazes de governar a Região, é o PS”, afirmou.

Conforme revela uma nota enviada à redação, no painel sobre “A Autonomia e o Poder Autárquico”, no âmbito do Encontro de Autarcas do PS, que decorreu em Machico, Miguel Brito adiantou que a autonomia é completamente “enxovalhada” no Porto Santo e considerou que nos 12 anos em que o PSD governou a autarquia da ilha dourada houve um retrocesso, com um desinvestimento na habitação, na educação e na saúde.

“O PSD não governa para as pessoas”, sustentou.Já Madalena Nunes, deputada municipal do Funchal, apontou que a autonomia tem um potencial enorme para gerir a qualidade de vida dos munícipes. No entanto, constatou que o poder regional é “altamente centralizador e castrador.

“É preciso muita coragem para o enfrentar, mas sem o enfrentarmos não há democracia, nem autonomia”, disse.

A socialista, que foi vereadora na gestão camarária do PS, lembrou a oposição que então era feita pelo PSD, “sem pejo nenhum em prejudicar a população”. “Nunca se preocuparam que a Câmara tivesse orçamentos chumbados e tivesse de ser gerida em duodécimos”, criticou.

Por seu turno, Alberto Olim, presidente da Junta de Freguesia de Machico, acusou o Governo Regional de pôr de parte as juntas de freguesia de cor diferente, exemplificando que por vezes o executivo vem a Machico e não convida as juntas para estarem presentes nesses atos públicos.

O autarca socialista lamentou o facto de o Governo não celebrar quaisquer contratos-programa com as juntas de freguesia, órgãos democraticamente eleitos, optando, ao invés, por financiar as casas do povo.

Já Jacinto Serrão, vereador na Câmara Municipal de Câmara Lobos, atacou a “política centralizadora, tentacular e instrumentalizadora do Governo Regional”, acusando o executivo madeirense de não respeitar a democracia nem promover a qualidade da mesma.

Assegurou que, com Paulo Cafôfo na presidência do Governo Regional, os princípios democráticos serão cumpridos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas