MADEIRA Meteorologia

Ribeira Brava promoveu II Encontro de Jovens

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
29 Agosto 2022
18:38

A manhã desta segunda-feira foi dedicada à população jovem do concelho da Ribeira Brava através do II Encontro de jovens organizado pela Câmara Municipal que decorreu no auditório da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares.

O encontro serviu para debater a importância da juventude na sociedade e ouvir algumas sugestões da população jovem para o Município. A criação de estágios remunerados para os recém-licenciados, um auditório para dinamizar e impulsionar a cultura no concelho, investimento na literacia em saúde e na área financeira, mais espaços verdes e atividades que desenvolvam as competências de extroversão dos jovens foram algumas das propostas apresentadas pelos participantes que mereceu a atenção do presidente da Câmara Municipal.

Ricardo Nascimento frisou que a Autarquia dispõe de um Programa de Apoio e Incentivo ao Emprego dedicado aos ribeira-bravenses desempregados que não aufiram qualquer subsídio, sendo uma forma de facilitar o acesso ao mercado de trabalho.



Proposta também frisada foi a necessidade de um auditório no concelho para a dinamização de eventos culturais. Em resposta, o presidente da Câmara, que é também defensor de um auditório na Ribeira Brava, recordou que o auditório da escola, palco deste encontro, foi projetado inicialmente para esse efeito, mas "infelizmente, a execução não foi a melhor". O governante disse ainda que a criação de espaços verdes é uma preocupação da Autarquia que está a ser pensada e apoia, sempre que possível, associações e entidades que dinamizam atividades culturais, desportivas e de lazer junto dos mais novos.

"Enquanto professor, vejo a importância do ensino para o vosso futuro, enquanto pai sei o que custa educar um filho e enquanto autarca tento ajudar as famílias na formação das nossas crianças e jovens, desde a mais tenra idade ao ensino superior, com ajudas na aquisição de material escolar, no empréstimo de manuais escolares, nas bolsas de estudo para universitários e no pagamento de 40% da mensalidade de creches e jardins de infância", recordou, salientando que os jovens com mais formação estão mais bem preparados para o futuro.

"O conhecimento é o petróleo da atualidade e esta nova geração nasceu na era das tecnologias, onde a Internet é a via-rápida do conhecimento. Aproveitem essas valências para crescerem, para serem autónomos e contribuírem de forma positiva para a nossa sociedade", referiu o autarca, fazendo votos para que cada aluno seja sempre "a gaivota que voa mais alto".



O encontro contou com a participação da Direção Regional da Juventude. Carla Berenguer referiu os estágios, os apoios e as ferramentas ao dispor dos jovens na região e na Europa que oferecem um curriculum vasto e uma experiência enriquecedora.

O painel compôs-se com a intervenção da professora e vice-reitora da Universidade da Madeira, Custória Dromond sobre a importância da educação para a formação académica e para a cidadania. Seguiu-se a Assistente Social Vanessa Azevedo que abordou o desemprego, o emprego precário, a emigração, o envelhecimento da população e as dificuldades em conciliar a vida profissional com a vida familiar.

A psicóloga Alexandra Mendes destacou as perturbações mentais numa altura em que os jovens se deparam com tecnologias, redes sociais e uma pandemia que ditou o distanciamento social.

Por sua vez, a engenheira Débora Santos debateu o papel dos jovens na sociedade e a sua intervenção a nível local e global em termos ambientais.

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas