MADEIRA Meteorologia

Pedro Fino diz que o Governo "está atento e consciente" quanto aos desafios que Machico enfrenta

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
13 Junho 2023
20:21

Pedro Fino disse hoje, nas comemorações dos 187 anos da freguesia de Santo António da Serra, que "o Governo Regional está atento e consciente dos principais desafios que o concelho de Machico enfrenta".

O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas esteve na cerimónia em representação do presidente do Governo Regional, tendo aproveitado o momento para lembrar as obras que o executivo regional tem realizado e apoiado no concelho liderado pelo socialista Ricardo Franco, presente no Polidesportivo de EB1/PE/C de Maroços e Santo António da Serra.

Fino referiu o recente exemplo da empreitada de reconstrução do cemitério novo de Porto da Cruz, na qual o Executivo, através da Secretaria das Finanças, vai apoiar financeiramente, "com a comparticipação máxima, uma reivindicação de anos da população".

"A promessa vai ser, pois, integralmente cumprida, o passo decisivo nesse sentido - a assinatura do contrato programa - foi já devidamente formalizado, tal como reiteradamente garantimos que aconteceria", referiu.

Relativamente à freguesia aniversariante, referiu a Sidraria de Santo António da Serra, inaugurada em janeiro de 2020, "uma infraestrutura capacitada para produzir, engarrafar e colocar no mercado um produto com muita tradição e história, que é já uma marca distintiva desta freguesia, e que agora lhe acrescenta valor".

"Vale a pena registar que, no ano passado, foram produzidos 36.595 litros de sidras nesta Sidraria e importa sublinhar, para percebermos o impacto da aposta neste segmento agroindustrial, que a matéria prima utilizada envolveu o número significativo de 42 produtores", salientou, enaltecendo o facto de "algumas dessas sidras até já receberam prémios internacionais".

O governante referiu uma lista de outros apoios concedidos através do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), a 367 empresas do concelho, algumas das quais da freguesia aniversariante.

"Mais especificamente, no âmbito dos Sistemas de Incentivos lançados ao abrigo do Programa Operacional Madeira 14-20, foram aprovadas 12 candidaturas de empresas com sede na freguesia de Santo António da Serra (Machico), o que representa um investimento público no montante global de 1.258.048,11 €. Os números são deveras impressivos", sublinhou.

No âmbito da Educação, lembrou "o Governo Regional já executou na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar de Santo António da Serra".

Relativamente a estradas, lembrou obras realizadas e anunciou, no domínio do PAMUS, uma intervenção no troço da ER 110, no valor de 1 milhão de euros e a realização da obra de Prevenção e Mitigação do Risco de Derrocadas em Taludes Sobranceiros às Estradas Regionais - Talude do Lombo das Faias, na ER 110, uma empreitada de 431 mil euros.

Indo à Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania, Pedro Fino focou o apoio à Casa do Povo de Santo António da Serra em cerca de 22 mil euros, em 2022, para o funcionamento e prossecução das suas atividades e o facto de, atualmente, 175 idosos do concelho de Machico receberem o Complemento Regional para Idosos, sendo que na freguesia de Santo António da Serra são 18, os idosos que recebem anualmente um apoio de 960 euros.

No âmbito do Programa de Apoio à Garantia de Estabilidade Social (PROAGES), "atualmente 254 famílias, num total de 883 beneficiários do concelho de Machico recebem um apoio mensal", acrescentou deixando a promessa de que o Governo Regional se manterá "firme no apoio apoio à economia, às pessoas e às atividades que criam riqueza e emprego, e constroem o desenvolvimento" da Região.

Iolanda Chaves

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O presidente do Marítimo tem condições para continuar no cargo após agredir um adepto?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas