MADEIRA Meteorologia

Pedro Rodrigues visita obras de requalificação na Escola Secundária de Francisco Franco

Data de publicação
24 Setembro 2025
14:17

O secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Rodrigues, deslocou-se esta quarta-feira à Escola Secundária de Francisco Franco, no Funchal, para acompanhar as obras de requalificação que decorrem desde o início do mês de setembro. Esta intervenção faz parte de um conjunto de medidas de eficiência energética que estão a ser implementadas em várias infraestruturas escolares da Região Autónoma da Madeira, com o objetivo de valorizar os edifícios e aumentar a sua eficiência energética.

A empreitada contempla a requalificação de 70 salas de aula numa escola que acolhe cerca de dois mil alunos, “que irão beneficiar de melhores condições de conforto térmico e acústico e de um ambiente mais eficiente em termos energéticos”, afirmou Pedro Rodrigues durante a visita.

O secretário regional destacou ainda a relevância destas intervenções no âmbito da estratégia regional para a sustentabilidade, sublinhando que a requalificação permitirá uma redução de cerca de 50% no consumo energético do edifício escolar.

“Este é um investimento não só na qualidade das infraestruturas escolares, mas também na sustentabilidade ambiental e na eficiência energética. Estamos a criar melhores condições para alunos, professores e funcionários, enquanto contribuímos para um futuro mais sustentável. Estas obras fazem parte de um conjunto mais vasto de intervenções que estamos a realizar em todo o parque escolar da Região Autónoma da Madeira, com o objetivo de modernizar, requalificar e tornar as nossas escolas mais eficientes e adaptadas às exigências atuais”, afirmou o governante.

Entre os trabalhos em curso, destaca-se a substituição de sistemas de iluminação, de instalação de sistemas fotovoltaicos para autoconsumo sem baterias, bombas de calor e sistema solar térmico, substituição de vãos envidraçados por caixilharia com corte térmico, fornecimento e aplicação de tetos falsos acústicos, que incluem aplicação de isolamento adequado para um impacto sinergético na eficiência energética do edifício, minimizando o seu consumo por gerar um ambiente mais confortável que impacta o consumo de energia, pinturas, intervenção pontual na rede de águas existente e outros, incluindo pequenos trabalhos de construção civil de apoio à implementação das medidas.

A intervenção representa um investimento na ordem dos 2,4 milhões de euros (IVA incluído) e um prazo de execução de 300 dias, esta obra está enquadrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da aposta em investimentos para a eficiência energética de edifícios públicos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas