O antigo e extinto Mercado do Largo do Chafariz, que funcionou no século XIX junto ao atual Bazar do Povo, vai ser recriado na próxima sexta-feira, 30 de janeiro, numa iniciativa promovida por André Chaves e Alexandre do Carmo, professores da Escola Secundária Francisco Franco, tal como o JM anuncia na edição impressa de hoje.
O evento, que conta com o apadrinhamento da Câmara Municipal do Funchal, da Escola Secundária Francisco Franco e do Museu de Fotografia Vicente’s, propõe um programa de animação sociocultural ao longo de todo o dia, envolvendo públicos de várias idades.
Entre as atividades previstas estão a declamação de poemas da época, a venda de flores, fruta, legumes, pão caseiro e outros produtos tradicionais, bem como a presença de figurantes do Grupo de Folclore Monteverde, do “Monte do Imperador” e da Casa do Povo da Ilha.
O programa inclui ainda atuações da Associação Musical e Cultural Xarabanda, da Oficina de Teatro Corpus da Escola Secundária Francisco Franco, do humorista “Peixeiro do Caniçal”, do grupo “Madeira Brinco” e do Grupo de Folclore Monte Verde.
Ao longo do dia será feito o registo do evento com simulação e recriação de fotografias analógicas no Atelier Vicente’s, estando também previsto um almoço tradicional, com milho com atum e/ou espada.
Haverá igualmente uma intervenção do professor Lúcio Perestrelo, da Casa do Povo de São Roque do Faial, dedicada à temática do búzio e à sua importância no património material e imaterial da Região Autónoma da Madeira.