O Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro está a desenvolver uma campanha de sensibilização sobre a problemática do Vírus do Papiloma Humano (HPV), que se estende até 31 de maio.
A campanha designa-se 'HPV e Quê?' e as primeiras ações decorreram nas escolas Profissional Atlântico e Secundária Francisco Franco.
O objetivo visa informar acerca dos riscos associados à infeção pelo vírus e apelar à sua prevenção e destina-se a alunos do 3.º ciclo e do secundário, envolvendo atividades como realidade virtual, aplicação de tatuagens e esclarecimento de dúvidas com profissionais de saúde.
A atividade contará com a colaboração de sete escolas, oito médicos e com a participação de 565 alunos, aproximadamente.
O projeto visitou, hoje, a Escola Profissional Francisco Fernandes e a Escola da APEL, seguindo amanhã para a Escola Básica e Secundária da Calheta, no dia 30 para a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz e no dia 31 para a Escola Básica e Secundária de Machico.
A Liga alerta que "o HPV é responsável por lesões benignas, como condilomas genitais, e é responsável por 100% dos cancros do colo do útero, 70% dos cancros da vagina, 40% dos cancros da vulva, 84% dos cancros do ânus e 47% dos cancros do pénis".
Iolanda Chaves