O grupo parlamentar do Juntos Pelo Povo (JPP) pergunta ao presidente do Governo Regional para quando está prevista a entrada em funcionamento do “Lar e Centro de Dia Solar do Santo”, que Miguel Albuquerque visitou a 19 de março deste ano, apenas quatro dias antes das eleições regionais antecipadas.
“Na altura, acompanhado de uma extensa comitiva que incluiu a então secretária da Inclusão e Juventude, Ana Sousa, e a presidente da Casa do Voluntariado, Miguel Albuquerque afirmou que as obras de adaptação teriam início em maio e estariam concluídas em setembro”, indica o partido.
“Fazer grandes anúncios e promessas de encher o olho, é uma marca distintiva de Miguel Albuquerque e do PSD/CDS em todas as campanhas eleitorais, mas depois das eleições vamos a ver e verifica-se que tudo não passou de demagogia e publicidade enganosa para conquistar votos fáceis”, declarou o deputado Paulo Alves, que esta sexta-feira esteve na freguesia do Santo da Serra junto ao edifício onde iria funcionar o pretenso lar.
O parlamentar do maior partido da oposição enquadra a situação do “Lar e Centro de Dia Solar do Santo” na falta de uma estratégia “planeada e estrutura” ao nível da política social do Governo Regional para com a população idosa. Paulo Alves exemplifica com a extensa lista de espera para vagas em lares, acima das 1.000 inscrições. Recorda, a propósito, que o PSD exibiu pendões publicitários na campanha eleitoral de março a garantir a criação de 1003 camas, e refere “a incompetência” governativa para a transformação em lar da antiga escola de 2.º e 3.º Ciclos de S. Jorge, em Santana, promessa que se arrasta desde 2021.
O deputado do JPP entende que o não cumprimento destas promessas, “repetidas de ato eleitoral em ato eleitoral”, são uma “profunda desconsideração” do executivo PSD/CDS para com a população idosa e descortina “alguma hipocrisia” de Miguel Albuquerque e da secretária regional da Inclusão, Trabalho e Juventude por não dispensarem as aparições fotografadas ao lado de idosos sempre que há eleições.
“A Região regista um dos maiores índices de envelhecimento do país, há estudos da União Europeia que colocam Portugal na liderança dos países onde as pessoas com mais de 65 anos têm pior qualidade de vida, os nossos idosos recebem pensões miseráveis, têm de escolher entre comprar medicamentos e alimentos, e, com um quadro social destes, ainda temos um Governo Regional que não construiu um único lar, nos últimos 10 anos, isto prova bem a ausência de políticas concretas para a nossa população mais velha”, realça.
O “Lar e Centro de Dia Solar do Santo” está projetado para um edifício localizado na Estrada do Santo da Serra. De acordo com o projeto, irá dispor de 54 novas camas e 20 vagas em centro de dia.
Trata-se de um investimento ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), promovido pela Casa do Voluntário. O orçamento é de 6.056.120,00 euros (5.531.078,40 euros financiados pelo PRR).