A Iniciativa Liberal Madeira demonstra preocupação com o número de casos crescente em matéria de violência doméstica na Região.
"Não tem 15 dias que ocorreu mais um horrível caso de violência doméstica entre nós. Não há palavras que meçam este horror. Sendo a violência doméstica um fenómeno complexo, a resposta ao mesmo terá de ser transversal e abrangente, sob pena de não ter os efeitos pretendidos", começa por dizer o partido em nota enviada à redação.
Nesse sentido, a Iniciativa Liberal refere ser "necessária uma estrutura que vise entrecruzar informação e conhecimentos entre todas as instituições e organismos que intervêm na problemática da violência doméstica".
O partido elenca uma série de questões a serem discutidas, desde logo a formulação de "uma estratégia multidisciplinar de modo a garantir uma melhor e mais célere resposta em situações de violência doméstica", ou a "criação de medidas de prevenção" ou a "criar uma rede de apoio à habitação para vítimas de violência doméstica".
Numa extensa lista de pontos em discussão, a Iniciativa Liberal refere ainda ser necessária "a promoção da sensibilização para a violência doméstica".
Daniel Faria