A Associação Nacional de Professores (ANP) – Secção da Madeira em parceria com a Câmara Municipal do Funchal vai promover no próximo dia 7 de dezembro a I Edição do Seminário Funchal Educação com o tema “A Escola que temos Vs A Escola que queremos” no auditório da Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia.
Esta primeira edição do Seminário de Educação, com o tema “A Escola que temos Vs A Escola que queremos”, vai reunir educadores, professores, gestores e especialistas da área educacional para refletir sobre os desafios enfrentados pela escola e as possíveis soluções para a construção de um ensino mais justo, inclusivo e inovador.
O seminário vai ter a participação de mais de 200 educadores e professores inscritos que no decorrer do evento vão ter a oportunidade de participar em palestras e mesas-redondas, que proporcionaram um amplo espaço para discussão sobre as principais questões que envolvem o cenário educacional atual.
O presidente da ANP Madeira, professor Luis Alves, refere que ao longo dos anos a “Associação Nacional de Professores (ANP) tem sido impulsionadora da discussão em torno da educação Regional e nacional e conscientes de que ninguém faz e fará pelos docentes aquilo que só eles, individualmente e coletivamente, podem e devem fazer por si, considera que a missão dos educadores e professores e os resultados do seu trabalho adquirem hoje em dia um caráter de alto valor estratégico para a sociedade e para a própria pessoa, pelo que a aprendizagem de técnicas de desenvolvimento pessoal por parte do educador e professor é essencial para promover o sucesso da escola”.
Neste sentido, a ANP vai lançar mais uma vez a reflexão sobre os desafios com que a Educação hoje se depara nas mais diversas áreas, por esta razão, esta I edição pretende responder à necessidade de reflexão dos docentes que atualmente se fazem ouvir de diferentes formas e em diversas áreas, e constituir uma oportunidade privilegiada para a divulgação de pesquisas e de estudos, para a troca de experiências, de conhecimento e de debate de ideias e reflexão no domínio da educação formal e não formal. Esta edição promete ser um marco no debate sobre o presente e o futuro da educação e irá reunir grandes nomes da educação e especialistas em diversas áreas para discutir os desafios e as possíveis transformações no cenário educacional do país. Entre os principais oradores confirmados, estão renomados educadores, gestores e pensadores da educação que irão apresentar temas essenciais para a construção de um sistema educacional mais justo, inclusivo e inovador.
Ariana Cosme, professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto e atualmente a desempenhar funções como Inspetora Geral da Educação e Ciência, apresentará a palestra “A Escola que precisamos”.
José Neto, professor universitário da Universidade da Maia, vai apresentar o tema “Eu me confesso professor”.
David Justino, ex-ministro de Educação e professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa trará o tema “Problemas e desafios do sistema educativo Português”.
Por fim o orador Rui Lima, autor da obra “A Escola que temos e a Escola que queremos” e Diretor Pedagógico do Colégio Monte Flor – Carnaxide, liderará a palestra “O Futuro é agora”.
O evento já está com as inscrições esgotadas há mais de um mês, tem início pelas 9h00 com a sessão de abertura com as várias entidades e de seguida a apresentação dos restantes painéis.