MADEIRA Meteorologia

Herberto Jesus: "Com a inteligência artificial, os nossos sonhos são realidades"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
22 Junho 2023
14:19

Herberto Jesus, diretor regional de Saúde, esteve em Tenerife onde apresentou as áreas estratégicas da Região Autónoma da Madeira na área das tecnologias digitais na saúde.


Leia na íntegra a nota de imprensa da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil:


"O diretor regional da Saúde, Herberto Jesus, a convite do Governo de Canárias, participou na reunião "Los Assistentes Cognitivos en Sanidad: El proyeto "Medicina Personalizada BigData Pilota un nuevo paradigma", realizada no dia 21 de junho, em Tenerife.

O diretor regional da Saúde integrou a mesa redonda "Sinergias de las tecnologias de PNL en lenguas romances, una perspectiva desde la Macaronesia", moderada por Martin Krallinger, diretor da Unidade de PNL para a análise e informação biomédica do Barcelona Supercomputing Center.

Na oportunidade, Herberto Jesus apresentou as áreas estratégicas para a Região Autónoma da Madeira, identificando a indústria das novas tecnologias digitais como essencial para a sustentabilidade económica e humana da Região e para a captação de Talento. Paralelamente, abordou a visão e a filosofia da nova unidade de saúde, Hospital Central e Universitário da Madeira, baseada na construção de um modelo dinâmico KIWI (Conhecimento, Inteligência, Expertise e Interoperabilidade), com criação de valor para o cidadão.

"O sucesso da Saúde dependerá da literacia dos profissionais de saúde e dos cidadãos", disse.

O diretor regional da Saúde identificou a importância da Inteligência artificial na gestão dos dados gerados por biossensores complexos, bem como a necessidade da criação de consórcios envolvendo empresas, a academia e as entidades governamentais na área geográfica da Macaronésia e da Europa.

"Com a Inteligência Artificial, os nossos Sonhos são Realidade!" e o "Futuro é Hoje", finalizou Herberto Jesus.

Refira-se que nesta reunião participaram peritos da área de processamento de linguagem natural (PNL), de Big Data e de Inteligência artificial de várias regiões autónomas de Espanha e de países da África Ocidental."

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O presidente do Marítimo tem condições para continuar no cargo após agredir um adepto?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas