MADEIRA Meteorologia

“Em cinco anos contratámos 1.300 profissionais de saúde”, diz Pedro Ramos

Data de publicação
19 Junho 2024
9:46

No debate do Programa do XV Governo Regional da Madeira, a fase de perguntas e respostas a Pedro Ramos iniciou-se com Victor Freitas a questionar se o secretário regional consideraria ter condições para exercer as suas funções, recuperando declarações recentes de Pedro Ramos.

Aumento dos problemas na saúde mental e aumento das listas de espera foram temas levados a debate por Sancha Campanella, igualmente deputada do PS, que falou em “incapacidade de resposta”, acusando o Governo de preferir o financiamento do privado ao investimento público.

Alfredo Gouveia fechou o primeiro leque de perguntas, com o deputado do JPP a confrontar o secretário regional se está previsto aumento de investimento em diversos equipamentos em vários centros de saúde, citando, por exemplo, Machico e Ribeira Brava, referenciando ainda que “os profissionais de saúde não estão a conseguir dar resposta à procura”, em outros tantos centros.

Pedro Ramos dirigiu-se primeiro a Victor Freitas para voltar a clarificar que as suas afirmações foram feitas a título pessoal, como militante do PSD e “não tinham qualquer destinatário na Região, era apenas uma consequência de uma provocação que fora feita a nível nacional”. Quanto aos telefonemas que terá efetuado, disse que “foram feitas a título pessoal a militantes do PSD”, com quem fala “assiduamente”, recusando promiscuidade de funções.

A Sancha Campanella, disse que “estamos gradualmente a melhorar as listas de espera”, exaltando “uma redução de 10% nas cirurgias e 30% nas consultas” no último ano, apontando para o final do ano uma nova avaliação. “Na primeira semana de julho vamos publicar os tempos máximos de resposta garantidos”, disse ainda.

Já a Alfredo Gouveia, disse que “os profissionais respondem aquilo que é a procura, fazem-no com todo o gosto, e são remunerados por isso”. Pedro Ramos lembrou ainda que nos últimos “cinco anos contratamos mais de 1.300 profissionais de saúde. Estamos agora com 6.135 profissionais”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Há condições para o Orçamento da Região ser aprovado esta semana?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas