MADEIRA Meteorologia

Corpo de Vigilantes da Natureza detetaram dez covos ilegais na Reserva do Garajau

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
06 Agosto 2021
11:29

Esta manhã, na sequência de uma missão de patrulhamento efetuada na Reserva Natural Parcial do Garajau, duas equipas do Corpo de Vigilantes da Natureza detetaram, recolheram e desmantelaram dez covos ilegais que se encontravam colocados dentro daquela área protegida.

De acordo com nota enviada pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, uma vez libertado o peixe aprisionado, foi possível verificar que a maioria dos covos recolhidos indiciavam terem sido colocados muito recentemente, sendo que estão a ser feitos esforços no sentido de identificar dois indivíduos suspeitos e a embarcação utilizada nesta prática ilegal.

A mesma nota diz que "importa referir que a utilização indevida /e ou ilegal desta arte de pesca tem impactos muito relevantes nos ecossistemas marinhos. Os covos, quando abandonados, promovem uma pesca "fantasma" não seletiva cujos impactos são por vezes irreversíveis. Este facto conduz a que este tipo de ação se reverta da maior importância para a salvaguarda desta Reserva Natural e seu património".

A Reserva Natural Parcial do Garajau está localizada na zona a leste do Funchal. Esta área protegida conta uma extensão de, aproximadamente, seis milhas e tem como limites a Ponta do Lazareto, a oeste, e a Ponta da Oliveira, a leste. A área protegida estende-se entre a linha da preia-mar e a batimétrica dos 50 metros a sul ou, em caso de dúvida, os 600 metros da costa.

Entre outras interdições, nesta reserva natural parcial é proibido o exercício de atividades de pesca comercial ou desportiva, a caça submarina, o uso de qualquer tipo de rede e a navegação com embarcação motorizada.

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas