MADEIRA Meteorologia

Cientistas analisam gorgulho nas palmeiras do Porto Santo

Data de publicação
23 Janeiro 2025
11:17

Um grupo de cientistas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Centro de Ecologia Aplicada Baeta Neves do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa está de visita ao Porto Santo.

Em causa, as diversas palmeiras afetadas pela doença do gorgulho, tal como o Jornal havia dado conta a 20 de novembro do último ano, com os residentes a lamentarem que a ilha corria o risco de perder todas as palmeiras.

Segundo uma nova divulgada hoje pela Secretaria Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente, esta visita decorre no âmbito dos ensaios em povoamentos florestais de pinheiro de Apelo, iniciados em abril de 2023 por iniciativa do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza.

Diz a Secretaria liderada por Rafaela Fernandes que o grupo de cientistas já participou, ontem, na Assembleia Municipal Jovem, onde sensibilizou a comunidade para colaborar em atividades de mitigação do crescimento da população do gorgulho das palmeiras, inserido no conceito de ‘Citizen Science’. Este conceito vai ser igualmente desenvolvido hoje para promover a participação da população escolar na salvaguarda do património paisagístico que as palmeiras do Porto Santo representam.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas