MADEIRA Meteorologia

Chega propõe aumento de quotas específicas para a Madeira e Açores

Data de publicação
03 Outubro 2024
9:26

O grupo parlamentar do Chega apresentou, na Comissão de Agricultura e Pescas da Assembleia da República, um projeto de resolução que solicita ao governo nacional que negoceie o aumento das quotas de pesca e recomenda a criação de quotas específicas para a Madeira e Açores e. A medida foi defendida por Francisco Gomes, deputado madeirense eleito pelo partido proponente.

Segundo a proposta do Chega, “os pescadores e as suas famílias têm sido lançados numa espiral de pobreza e desespero por políticas nacionais e europeias omissas”. A seu ver, “essas políticas têm ignorado as necessidades das comunidades piscatórias e ameaçado a sua subsistência com normas que não correspondem às características das pescas nelas praticadas, pois tratam-nas como se as mesmas fossem práticas de grande amplitude e impacto”.

Para o partido, “grande parte da culpa” por esta situação reside nas estratégias seguidas por Bruxelas, que não só classifica como “desastrosas”, mas que também acusa de “não tomarem em devida conta o fato de que o tipo de pesca praticado na Madeira e nos Açores é tradicional, com embarcações de pequeno porte e usando técnicas ancestrais, como a linha e o salto-e-vara”.

“A Madeira e os Açores não precisam de lições de sustentabilidade de Bruxelas. Como regiões marítimas, têm pleno conhecimento para gerir os seus recursos de forma responsável, sem a imposição de regras alheias, que ignoram a realidade das nossas comunidades piscatórias”, refere Francisco Gomes, deputado do Chega.

Assim, o Chega recomenda ao governo da República que “encete conversações com a União Europeia com vista o aumento das quotas de pesca e a criação de quotas específicas para as regiões autónomas, com base no caráter tradicional e ancestral das pescas lá praticadas, as quais, no seu entendimento, não constituem um risco para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos”.

“As normas europeias mandam os pescadores para a miséria, ao mesmo tempo que permitem dezenas de barcos estrangeiros a pescar nas nossas águas. Isto tem de parar imediatamente e o Chega não irá ceder um milímetro na defesa dos pescadores, doa a quem doer”, Francisco Gomes, deputado do Chega na Assembleia da República.

A proposta do Chega será votada esta sexta-feira, no plenário da Assembleia da República.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas