MADEIRA Meteorologia

Chega e secretário regional dos Açores discutem mobilidade

Data de publicação
13 Janeiro 2025
12:21

Os deputados Francisco Gomes e Miguel Arruda, eleitos pelo Chega para a Assembleia da República pelos círculos da Madeira e dos Açores, reuniram com o secretário regional dos Assuntos e das Comunidades da Região Autónoma dos Açores. O encontro teve como tema central o modelo de apoio à mobilidade atualmente em vigor nos Açores, que, segundo o secretário regional, “discrimina os imigrantes com residência fiscal na região, afetando cerca de 2.500 indivíduos”.

O secretário regional explicou que “o parlamento açoriano já aprovou uma nova legislação que prevê a inclusão destes indivíduos no modelo de apoio à mobilidade”. A medida foi remetida para discussão urgente na Assembleia da República, “com o objetivo de garantir que os imigrantes residentes nos Açores possam beneficiar deste apoio”. Durante a reunião, o secretário solicitou o apoio dos deputados do Chega para a aprovação desta iniciativa no parlamento nacional.

Após o encontro, Miguel Arruda declarou que “faz todo o sentido que os imigrantes com residência fiscal nos Açores, perfeitamente integrados na sociedade açoriana, tenham acesso ao modelo de apoio à mobilidade. Essas pessoas são um exemplo de integração social, de respeito pela cultura portuguesa, de respeito pela lei e têm contribuído positivamente para o desenvolvimento da região.”

Por sua vez, Francisco Gomes destacou o contraste entre a realidade da nos Açores com a situação gerada no continente, notando, “Infelizmente, no continente, vemos muitos imigrantes que não querem se integrar, mas tirar partido dos apoios sociais que o governo anda a distribuir a tudo o que aparece, como se não tivéssemos milhões de verdadeiros portugueses a passar mal e com imensas dificuldades. Para esses, nunca há nada!”

Os deputados do Chega reforçaram que “estarão atentos ao processo legislativo na Assembleia da República e que apoiarão medidas que promovam a justiça e a equidade nas regiões autónomas”. “Queremos garantir que as políticas nacionais respeitam as especificidades das regiões autónomas, mas também que premiam quem verdadeiramente contribui para o país”, concluiu Francisco Gomes.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas