MADEIRA Meteorologia

Campanha de prevenção do cancro colorretal percorre arquipélago

Data de publicação
12 Março 2024
17:30

O Serviço Regional de Saúde associa-se à campanha de prevenção do cancro colorretal ‘Março Azul’ através da participação de médicos especialistas nas palestras “Hoje, já pensou no seu intestino?”, realizadas em quatro concelhos da Região Autónoma da Madeira, em parceria com Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

  • Campanha de prevenção do cancro colorretal percorre arquipélago

Na próxima sexta-feira, dia 15 de março, estão programadas duas palestras, pelas 15h00, no Espaço Multiusos do Porto Moniz e, pelas 18h00, no Centro Social do Estreito da Calheta.

  • Campanha de prevenção do cancro colorretal percorre arquipélago

O dia 22 de março irá encerrar o ciclo de palestras “Hoje, já pensou no seu intestino?” com a sessão programada para as 15h00, na Junta de Freguesia de Machico.

  • Campanha de prevenção do cancro colorretal percorre arquipélago

Refira-se que as primeiras duas palestras decorreram no dia 7 de março, no Porto Santo. Na parte da manhã, o alvo foi a comunidade escolar e, à tarde, a sessão foi dirigida à população em geral.

As palestras contam com a participação dos médicos especialistas do SESARAM, EPERAM, Maria Olim (médica cirurgiã, dedicada à área da cirurgia colorretal), Joana Carvão (médica gastrenterologista) e Jorge Fernandes (médico cirurgião, coordenador do setor colorretal do SESARAM, EPERAM).

As ações estão abertas à comunidade em geral.

Recorde-se que na prevenção está o ganho. A este propósito, o Serviço Regional de Saúde relembra que está a decorrer o rastreio do cancro colorretal nos Centros de Saúde da RAM. Destina-se a pessoas assintomáticas (homens e mulheres) com idade entre os 50 e os 74 anos.

O rastreio é realizado de 2 em 2 anos, com pesquisa de sangue oculto nas fezes. Mediante os resultados, se for positivo, o utente é orientado para uma consulta hospitalar e para a realização de uma colonoscopia. Se negativo, o utente repete o exame a cada dois anos.

Neste momento, o rastreio do cancro colorretal está a decorrer no concelho do Funchal, Câmara de Lobos, Santa Cruz, Machico, Santana, Calheta e Ribeira Brava. Iniciou em alguns Centros de Saúde destes concelhos e vai percorrer toda a ilha.

A convocatória é feita através de chamada telefónica, por SMS ou por e-mail.

Em caso de dúvidas, contacte o Centro de Rastreios da RAM, através do número 291 149 020 ou através do e-mail: rccr@sesaram.pt.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas