MADEIRA Meteorologia

Antes e Depois: Vida facilitada mas com menos tempo para viver

Carla Sousa

Jornalista

Data de publicação
24 Janeiro 2026
11:38

Aparentemente, a vida hoje em dia, quando comparada com antigamente, deveria ser mais leve, mais fácil, mais divertida, menos stressada e muito menos exaustiva. Isto tendo em conta os facilitismos que encontramos no quotidiano.

Desde o carrinho à porta de casa, às novas tecnologias domésticas, há um extenso mercado tecnológico ao dispor da sociedade. Robôs de cozinha, que dispensam o fogão e que através de um simples click fazem todo e qualquer tipo de refeição; aspiradores inteligentes, máquinas de lavar roupa e loiça e um arsenal de artigos para facilitar o dia a dia de homens e mulheres, de todas as idades, raças e credos.

Há até mesmo um infindável número de objetos de spa para que ninguém se sinta obrigado a sair da sua zona de conforto para relaxar ou exercitar o corpo.

Nada disto existia nos tempos dos nossos avós. A loiça e a roupa teriam de ser lavadas à mão, postas a secar ao sol; as refeições, em muitos dos casos, eram feitas à lenha e desengane-se quem pense que nos supermercados, ou, melhor dizendo, mercearias, existia comida já feita, pronta a consumir, ou as entregas ao domicílio.

O JM ouviu quatro mulheres, de várias idades, e cada uma expôs o seu ponto de vista em relação a esta temática. Quisemos saber, no fundo, por que razão as pessoas estão sempre cansadas e queixam-se de não ter tempo para nada, quando, à partida, têm a vida mais facilitada quando comparada à vivência dos nossos pais ou avós.

Apesar dos diferentes pontos de vista, numa coisa todas elas convergem: a mesma tecnologia que facilita a vida é também responsável por esta falta de tempo de que toda a gente se queixa.

Leia mais na rubrica ‘Antes e Depois’ da edição impressa de hoje.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual foi o resultado mais surpreendente da primeira volta das eleições presidenciais na Madeira?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas