MADEIRA Meteorologia

Albuquerque acha "estranho" estudo que concluiu que Porto do Funchal é dos mais poluentes da Europa

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
19 Junho 2023
16:25

O presidente do Governo Regional considerou hoje "estranho" que a associação ambientalista Zero tenha concluído num estudo que o Porto do Funchal é um dos dez mais poluentes da Europa, quando os estudos recentes da Agência Europeia do Ambiente mostram o contrário.

"Em 2021 e 2022, a Agência Europeia do Ambiente fez uma monitorização exaustiva sobre a qualidade do ar na cidade do Funchal, levando em linha de conta os potenciais focos poluidores do Porto do Funchal. A conclusão a que se chegou é que o ar não estava poluído e estava de acordo com as regras e os padrões que eram exigidos pela Agência Europeia", disse Miguel Albuquerque, estranhando "a contradição absoluta" entre as duas instituições.

Albuquerque disse ainda que o facto de haver mais navios no Funchal não significa que haja mais poluição. As declarações foram feitas hoje, no auditório do edifício do Campo da Barca, à margem da entrega de apoios financeiros a 26 famílias, no âmbito do PRID - Programa de Recuperação de Imóveis Degradados.

Refira-se que hoje a associação Zero apresentou um estudo que revela que os portos de Lisboa e do Funchal estão no "top 10" das infraestruturas portuárias da Europa com maiores níveis de poluição associada a navios de cruzeiro.

Alberto Pita

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas