Infantário celebra 15 anos de dedicação e inovação educativa, sob a direção de Tânia Camacho
O Infantário do Livramento celebra este mês 15 anos de atividade, marcando uma trajetória de compromisso com a educação, o desenvolvimento e o bem-estar das crianças que acolhe diariamente nas suas instalações sediadas no complexo paroquial com o mesmo nome.
O projeto liderado por Tânia Camacho nasceu em 2010 através de um programa de apoio a desempregados empreendedores disponibilizado pelo Instituto de Emprego da Madeira. Inicialmente, o Infantário do Livramento destinava-se apenas à valência de creche, para crianças até aos três anos, evoluindo mais tarde para a valência de jardim de infância, abrangendo crianças até aos cinco anos.
“O apoio e acompanhamento da Secretaria Regional de Educação têm sido cruciais ao longo deste percurso, revelando-se indispensáveis para a viabilidade e o sucesso do projeto”, salienta a diretora do Infantário, Tânia Camacho, que conta com o profissionalismo de Liliana Moniz na direção pedagógica do projeto.
Desde a sua abertura, a 2 de novembro de 2010, o Infantário integrado na Paróquia do Livramento pretende dar resposta às exigências das famílias contemporâneas. “Isso significa disponibilizar um horário de funcionamento alargado, procurando conciliar as necessidades profissionais dos encarregados de educação com a garantia de um acompanhamento educativo de qualidade para as crianças”, descreve Tânia Camacho, que destaca também a localização privilegiada do seu estabelecimento, a facilidade de acesso e de estacionamento.
Desde a sua origem, o Infantário do Livramento tem mantido o objetivo de proporcionar um ensino diversificado e de qualidade, centrado na criança e no seu desenvolvimento global. A diretora sublinha que o principal propósito da instituição é “dar às crianças as ferramentas necessárias para que cresçam em segurança, com amor e plenamente capacitadas de autonomia, empatia e espírito crítico”, competências que Tânia Camacho considerada essenciais para a “integração numa sociedade em constante mudança e evolução.”
Horta pedagógica e uma sala inovadora
Nos últimos anos, o infantário foi alvo de grandes remodelações dos espaços interiores e exteriores, de modo a garantir a segurança e o bem-estar geral integral das crianças. “Promovemos saídas como complemento da prática educativa de sala, temos uma horta pedagógica onde as crianças cultivam e semeiam alguns legumes, que posteriormente são confecionados na sua alimentação, que é diversificada e cuidadosamente elaborada de forma a garantir uma alimentação saudável”, descreve a diretora pedagógica, Liliana Moniz.
“Orgulhamo-nos de fazer parte do programa Eco-Escolas, na qual, temos sido galardoados ininterruptamente desde o ano letivo 2017/2018. Este reconhecimento reflete o nosso compromisso com a educação ambiental, a sustentabilidade e a promoção de boas práticas ecológicas no dia a dia das crianças”, acrescenta Liliana Moniz.
Neste ano letivo, o Infantário do Livramento deu mais um passo de elevado significado, com a criação de uma Sala Snoezelen, um espaço inovador de estimulação sensorial pensado especialmente para os mais pequenos, nomeadamente as salas de berçário.
“A sala Snoezelen está equipada com diversos materiais que promovem a perceção visual, auditiva e tátil, proporcionando momentos de relaxamento, bem-estar e desenvolvimento às crianças”, especifica a diretora pedagógica. Entre os equipamentos disponíveis, destacam-se a fibra ótica, projetores com luzes coloridas, espelhos coloridos, objetos com diferentes texturas, bem como uma coluna de bolhas de água e música ambiente.
A par desta inovação, o Infantário implementou este ano a aplicação digital ChildDiary, uma ferramenta que reforça o envolvimento ativo das famílias e facilita a comunicação com a escola. A plataforma permite partilhar informações diárias sobre cada criança - como alimentação, descanso e bem-estar - de forma segura e imediata com as famílias.
Para os educadores, a ChildDiary representa uma mais-valia, pois simplifica o registo e a documentação pedagógica, facilita o planeamento educativo e promove uma maior sustentabilidade para o nosso infantário, reduzindo o consumo de papel.
Com 15 anos de história, o Infantário do Livramento reafirma assim o seu posicionamento, compromisso com a inovação pedagógica e o cuidado integral da criança, continuando a ser uma referência de qualidade e dedicação no apoio às famílias e à comunidade educativa.
Resistência à mudança tem sido um desafio
Nos últimos tempos, o Infantário do Livramento tem registado uma certa resistência à mudança por parte da comunidade educativa, no sentido de acompanhar a inovação pedagógica e tecnológica. A direção de Tânia Camacho é apologista da inovação e da mudança que se faz sentir na educação atualmente, mas tem sido um desafio em mudar mentalidades, pois ainda há muita resistência às novas práticas educativas, que estão explícitas nas orientações pedagógicas para a creche (2024) e as orientações curriculares para a educação pré-escolar (2016).
Ao longo de uma década e meia, o Infantário o Livramento tem procurado melhorar continuamente as suas práticas educativas e investir em novos recursos que contribuam para o bem-estar e crescimento das crianças. Um esforço que nem sempre tem sido bem acolhido, como nota Tânia Camacho, mas que não a demove da sua aposta na inovação educativa e tecnológica. “A nossa visão pedagógica sempre se marcou pela diferença, pela qualidade e pela diversidade das atividades facultadas às crianças.”