MADEIRA Meteorologia

Número 71 da revista Islenha apresentada amanhã com presença de Miguel Albuquerque

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
29 Janeiro 2023
10:30

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará, amanhã, dia 30 de janeiro de 2023, pelas 18 horas, na Casa-Museu Frederico de Freiras, à Calçada de Santa Clara, no Funchal, para a sessão de apresentação do número 71 da revista Islenha, promovida pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura.

O número 71 da revista debruça-se sobretudo sobre os arquipélagos dos Açores e das Canárias, mas também acerca do Brasil, das Índias Ocidentais e o Havai, cumprindo o propósito da revista de aproximar o Atlântico e as suas gentes.

Rui Carita apresentará a passagem da corveta H.M. S Rattlesnake pela Madeira, focando o registo pictórico de Owen Stanley.

Duarte Mendonça aborda a visita de um grupo de recém-formados franceses, a bordo do navio Junon, pondo em evidencia não apenas o choque cultural, mas sobretudo a então falta de condições de vida dos madeirenses.

Isabel Spranger, que se tem debruçado sobre a origem do Ukulele havaiano e a sua ligação à Madeira, oferece-nos, desta vez, uma análise mais aprofundada do ponto de vista biográfico.

Isabel Monteiro, evidenciando o papel da música e dos instrumentos, no seio da diplomacia, aborda a temática dos "estrondos" e das receções reais nas antigas fronteiras.

Mariano Gambim, historiador oriundo das Canárias, traz-nos algumas questões relativas à fundação de La Laguna

Alexandre Leite, investigador brasileiro, aborda o trânsito da casca de quina e as relações entre Portugal e o Brasil.

Jaime Falomir, docente na Universidade de Guadalupe, propõe-nos uma revisão sobre a escravatura nas Índias Ocidentais francesas.

Fazem parte ainda deste volume um ensaio, ainda que resumido, sobre os aquedutos, da autoria de Pedro Inácio, bem como dois estudos prosopográficos, o primeiro assinado por Paula Ladeira acerca de Diogo Luis Cipriano Júnior, fotografo madeirense, pioneiro em terras de Vera Cruz, e o segundo dedicado a José do Canto, figura incontornável de Ponta Delgada, Açores, pelo punho de José de Mello.

A revista Islenha incluiu, no número de dezembro, a visão e as vozes de autores madeirenses sobre a Festa: um artigo assinado por Graça Alves; um panorama sobre as primeiras festas da cidade, em 1932, por Cláudia Faria e a importância das plantas e os seus diferentes usos durante a época festiva da autoria de Lídia Goes Ferreira.

Há também duas notas de leitura: Liliana Correia debruça-se sobre duas obras de João Adriano Ribeiro, prestando-lhe uma espécie de homenagem, mas sobretudo realçando a relevância do seu legado, e Naidea Nunes apresenta-nos o último livro de Ana Cristina Pereira, dedicado às mulheres e à ilha.

A concluir esta edição, um ensaio visual com duas obras da artista plástica, Carla Cabral, parte de uma exposição intitulada "8, number me with passion".

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas