MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

14/02/2024 08:00

Este é um título sugestivo. Mas hoje, não vou abordar filmes nem tão pouco os seus protagonistas. É sabido que os filmes da Star Wars provocam recordes de bilheteira em todo o mundo, existindo sempre grande curiosidade e mesmo euforia na estreia de cada novo filme ou série.

No ano passado a Disney +, que é agora a produtora dos filmes desta saga, resolveu filmar algumas cenas de uma nova série na Ilha da Madeira por existirem cenários únicos.

Esses momentos de filmagens e de permanência na Ilha tornaram-se noticia e foram virais, embora ainda não tenha estreado a série que contêm essas imagens.

Dado a grande logística associada a essas filmagens, os contatos prévios e mesmo algumas negociações iniciaram-se muito antes das filmagens, quase um ano antes. Dezenas de contentores para compor os cenários e centenas de pessoas envolvidas a todos os níveis.

Mas o cenário principal e que constituiu a base de tudo foi a paisagem e a natureza. A singularidade dos espaços naturais e florestais onde ocorreram as filmagens fez com que desde o primeiro momento os produtores quisessem ali gravar.

No que ao Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, IP RAM (IFCN) diz respeito foram necessárias várias reuniões de trabalho para garantir que o impacto seria o menor e que tudo fosse realizado dentro das normas definidas para as diferentes áreas, com relevância para a área protegida do Fanal.

No Fanal, local mais sensível e onde decorreu o maior número de filmagens, foi necessário negociar com as populações locais para que durante vários dias fosse possível a utilização exclusiva do local sem perturbações, tendo o IFCN e os seus funcionários um papel preponderante nessa negociação.

A colocação de alguns artefactos no cenário implicou a utilização de equipamentos pesados. Neste contexto o efeito da negociação com o IFCN, entidade gestora do espaço, culminou com a empresa produtora a trazer para a Madeira placas sobre-elevadas para que a passagem desse equipamento não danificasse a vegetação herbácea existente. Tudo foi pensado e negociado com a empresa promotora numa perspetiva de redução dos impactos.

Foi também negociado o melhoramento de algumas infraestruturas públicas existentes para serem utilizadas para as filmagens, ficando posteriormente o benefício para todos aqueles que frequentam o espaço.

No Fanal além das filmagens foram gravados sons únicos da natureza para incorporação na serie, como o vento ou o chilrear do tentilhão, existindo uma grande coordenação na supressão da atividade humana nesses momentos de gravação para que não houvesse “contaminação” do som.

Mas o Fanal pela sua paisagem única, pela sua beleza, pelas suas árvores imponentes pela paz transmitida (palavras utilizadas pelos responsáveis do projeto) cativou toda a equipa que se comprometeu a contribuir para a conservação e perpetuação daquele espaço, além de equacionarem voltarem à Madeira para novas filmagens.

Neste sentido a Star Wars efetuou por expensas suas a plantação de cerca 150 Tis na zona do Fanal tendo contratado para o efeito uma empresa especializada, que efetuou todos os trabalhos, desde aberturas de covas, plantação e a vedação da zona.

Todos estes trabalhos ocorreram recentemente, obedecendo ao que tecnicamente se deve verificar, plantação no outono/inverno, acompanhado no terreno por técnicos do IFCN.

O Fanal fica desta forma ainda mais conhecido mundialmente quando as suas imagens únicas percorrerem o mundo com milhões de visualizações, tendo a certeza que irá conquistar todos esses espetadores.

É assim que é encarada a utilização do espaço florestal e natural na RAM pelo Governo Regional através do IFCN. Sobre os projetos e intenções são analisados os factos, verificando-se as normas existentes e os documentos de gestão em vigor de cada espaço, impondo-se regras e benefícios coletivos, envolvendo as populações locais, deixando de fora da equação os extremismos, os fundamentalismos, o populismo que muitas vezes são tão característicos nestas ocasiões e que nada acrescentam.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas