MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz

19/07/2023 08:00

As questões-chave, que considero também redutoras e que se repetem com mais frequência aquando dos processos de Censos são sempre: "Quantos somos?", "O que fazemos?" e "Como vivemos?". O que é facto é que limitarmo-nos a ter em conta quantos somos, além de ser errado, acaba por revelar-se sempre extremamente limitador e quase sufocante para quem sabe que ao invés de nos lamentarmos por sermos poucos urgem as medidas que contribuam para sermos muitos.

No caso concreto do Porto Moniz importa ressalvar que embora sendo poucos temos à nossa responsabilidade um território muito abrangente, com uma área bastante significativa e com uma diversidade de caraterísticas que requer cuidados específicos.

Importa igualmente ressalvar que neste concelho, onde somos poucos, por norma, tentamos e conseguimos, quase sempre, fazer muito.

Estamos a falar de um concelho que funciona sem entidades gestoras e onde quem gere águas, resíduos e infraestruturas municipais é, única e exclusivamente, a autarquia. Ressalvo que tal sucede por vontade própria e porque continuamos a pensar que o que se pode fazer bem, com o conhecimento e carinho profundos que temos de e por esta terra, não se deve deixar que seja feito por quem se move por razões e com motivações que não se prendem com a vontade de querer o melhor para as nossas freguesias e para as suas gentes.

A Câmara Municipal de Porto Moniz, com recursos humanos e financeiros próprios, é responsável pela captação, tratamento e distribuição da água, de excelente qualidade, que corre nas torneiras deste Município, assegurando igualmente o funcionamento das estações de tratamento de águas residuais do concelho.

A autarquia assegura o funcionamento das Piscinas do Porto Moniz preocupando-se em dar aos banhistas as condições que façam jus e complementem as caraterísticas naturais únicas deste espaço que é um ex-libris não deste concelho, mas da Região Autónoma da Madeira.

A Natureza presenteou este concelho com diversos espaços com condições ímpares de acesso ao mar e, por esse motivo, analisando a afluência de visitantes a esses mesmos espaços, este ano, a autarquia fez também um esforço para alocar um nadador-salvador, sete dias por semana, à Praia do Cais do Seixal.

Com a consciência da importância na aposta no Socorro no Mar, a autarquia, em parceria com o SANAS, mantém em funcionamento a Estação de Salvamento do Porto Moniz, infraestrutura que se assume como uma mais-valia não só para o Porto Moniz em particular, mas para toda a Costa Norte em geral.

É também no Porto Moniz que se encontra localizado o Aquário da Madeira, uma infraestrutura municipal com exigências bastante específicas do ponto de vista da sua manutenção e que oferece aos visitantes a possibilidade de conhecerem as espécies marinhas da nossa orla costeira.

O único Parque de Campismo existente na Madeira e Porto Santo está localizado também no Porto Moniz, tratando-se de um espaço que se admite que deve ser repensado em certos aspetos, mas que, no geral, oferece boas condições a quem procura este tipo de oferta.

Nas Achadas da Cruz, a autarquia gere o seu teleférico de transporte de pessoas, outra infraestrutura de caraterísticas únicas e que nos enche de orgulho pela evolução que sofreu nos últimos anos, aliando à sua função inicial de apoio aos agricultores um papel fulcral do ponto de vista turístico.

Poderiam ser outros os exemplos a destacar, mas estes são certamente suficientes para não termos dúvidas de que o Porto Moniz prima pela diversidade e pela qualidade dos serviços que oferece. É para isso que trabalhamos todos os dias, com a colaboração de cada um dos nossos colaboradores e de toda a população deste concelho.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas