MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Zelensky e Montenegro têm falado ao telefone e desenharam acordo de cooperação

Data de publicação
27 Maio 2024
18:56

O primeiro-ministro português e o Presidente da Ucrânia têm falado ao telefone ao longo das últimas semanas e desenharam e concluíram o acordo de cooperação e segurança bilateral que na terça-feira será assinado em Lisboa.

Esta referência ao diálogo estabelecido entre Luís Montenegro e Volodymyr Zelensky foi feita pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, hoje, no final do Conselho de Ministros, numa conferência de imprensa em que também acentuou que a visita do Presidente ucraniano a Lisboa estará “centrada” na sua reunião com o Governo e com o primeiro-ministro, Luís Montenegro.

Além do primeiro-ministro, em Lisboa, na terça-feira, Volodymyr Zelensky terá um encontro com o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Perante os jornalistas, António Leitão Amaro considerou que a visita do chefe de Estado ucraniano “será muito importante e é mais um sinal do compromisso do Estado e do povo português, traduzido através do Governo português e, em particular, do primeiro-ministro”.

“Ao longo das últimas semanas – algumas vezes tem sido público, outras vezes não -, o primeiro-ministro tem interagido, tem falado ao telefone com o Presidente ucraniano. Nesse diálogo entre o Presidente ucraniano e o primeiro-ministro, foi desenhado, acordado, o acordo de cooperação e segurança que será assinado durante a visita” de Volodymyr Zelensky, adiantou o ministro da Presidência.

António Leitão Amaro reforçou que o Presidente da Ucrânia, em Lisboa, vai encontrar-se com várias entidades”.

“Mas é sobretudo centrada na sua presença em Lisboa (...) com o primeiro-ministro e o Governo. Este acordo vai reforçar o apoio português. Um apoio humanitário, politico, mas também de segurança e defesa. Materializa-se num esforço do povo português de que o Governo é o representante”, disse.

Em Bruxelas, o ministro dos Negócios Estrangeiros disse hoje que o acordo que vai ser assinado na terça-feira na presença do Presidente da Ucrânia sistematiza todo o apoio prestado nos últimos dois anos e abrange os próximos dez.

“Foi concluído, há cerca de três semanas, o acordo político entre Portugal e a Ucrânia que é um acordo bilateral em todas as áreas em que cooperámos nestes dois anos”, disse Paulo Rangel em Bruxelas, no âmbito de uma reunião ministerial.

O acordo, assinado por ocasião da visita do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, inclui a “assistência humanitária, financeira, militar, política” no que diz respeito ao processo de integração na União Europeia.

“Recolhe todas as dimensões em que trabalhámos, mas de uma forma sistematizada e com um horizonte de dez anos”, acrescentou.

Segundo uma divulgada simultaneamente pelo gabinete do primeiro-ministro e pela Presidência da República, “a visita de trabalho do Presidente Zelensky insere-se na intenção partilhada de aprofundar as excelentes relações entre os dois estados, com enfoque particular no reforço da cooperação no domínio da segurança e defesa”.

“Durante a estadia, o Presidente da Ucrânia terá reuniões de trabalho com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e será recebido pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa”, acrescenta-se no texto.

De acordo com a mesma nota conjunta, esta visita de Zelensky a Portugal “será ainda oportunidade para reiterar o compromisso de Portugal para com a soberania e integridade territorial da Ucrânia, bem como com a manutenção do apoio político, militar, financeiro e humanitário a Kiev”.

Em agosto do ano passado, Marcelo Rebelo de Sousa realizou uma visita de dois dias à Ucrânia, a convite do Presidente Volodymyr Zelensky, por ocasião do 32.º aniversário da independência deste país.

Nessa visita, o chefe de Estado português passou por Kiev, Bucha, Moshchun, Irpin e Horenka, em sinal de apoio aos ucranianos na guerra em defesa contra a invasão pela Federação Russa iniciada em fevereiro de 2022.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas