MADEIRA Meteorologia

PS: Carneiro propõe pacto entre 10 a 15 anos para disponibilização de 180 mil casas

O candidato à liderança do PS José Luís Carneiro propôs hoje um pacto para a habitação entre 10 a 15 anos que envolva o Estado, cooperativas e privados, para a disponibilização de 180 mil habitações.

“(...) defendemos um pacto que tenha caráter duradouro entre 10 a 15 anos, que envolva os parceiros públicos, desde a administração central à administração regional e à administração local, e que esse pacto possa ainda contar com o contributo das cooperativas e dos agentes privados, tendo em vista reforçar o parque público de arrendamento e lançar uma nova geração de habitação a custos controlados”, afirmou.

O candidato a secretário-geral do PS falava aos jornalistas na sede do partido, em Lisboa, acompanhado por Vasco Franco, antigo governante e vereador na Câmara de Lisboa, que ajudou a preparar a moção de orientação política de José Luís Carneiro.

O objetivo deste pacto, indicou José Luís Carneiro, é “aumentar o parque público de arrendamento de 2% para mais de 5%” e “avançar com maior celeridade na execução de habitação a custos controlados, dinamizando a resposta do lado da oferta e podendo promover uma redução dos custos das rendas”.

O atual ministro da Administração Interna prevê a disponibilização, entre construção nova e requalificação, de 180 mil casas, estimando um investimento de “mais de 21 mil milhões de euros”.

Vasco Franco, que detalhou a medida que está incluída na moção de José Luís Carneiro, indicou que metade será “financiamento bancário”.

O candidato à liderança indicou que esse pacto para a habitação poderá ser também alargado aos partidos, sustentando que “o objetivo é mesmo que todas as forças políticas democráticas contribuam para um amplo consenso político e social”.

José Luís Carneiro defendeu que “faz todo o sentido que os mais relevantes representantes da sociedade portuguesa sejam convocados para este compromisso de caráter duradouro, que contará certamente com o contributo de vários governos”, considerando ser “mesmo muito relevante que esse compromisso político e social possa ser estabelecido”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas