MADEIRA Meteorologia

OE2025: Pedro Nuno diz que PS está disponível para fazer cedências

Data de publicação
19 Julho 2024
8:34

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, afirmou hoje que o partido está disponível para fazer cedências na negociação do Orçamento do Estado (OE) para 2025, mas sublinhou que não aceitará de forma acrítica a proposta do Governo.

Em Braga, onde presidiu à inauguração da renovada sede da Concelhia do PS, Pedro Nuno disse ainda que a decisão do PS sobre o OE não será condicionada pela eventualidade de dela poderem resultar eleições antecipadas.

“Em democracia, quando ninguém tem maioria absoluta tem de haver cedências e o PS não as nega. Não nos vamos é anular e ninguém pode pedir ao PS que se anule e aceite de forma acrítica um documento com o qual discordamos. Podemos ceder, estamos disponíveis para isso, mas tem de haver cedências que sejam também importantes para nós, para a nossa visão do país”, referiu.

O líder do PS disse que o partido quer evitar eleições antecipadas, mas adiantou que não as teme.

“Não podemos ter medo de eleições e eu não tenho”, afirmou, sublinhando que a decisão que o partido vai tomar “não está condicionada” por haver ou não eleições.

Pedro Nuno Santos lembrou que quem votou no PS “não queria, com certeza, a AD a governar nem o programa da AD”.

“Isto exige de nós sentido de responsabilidade de quem quer evitar eleições antecipadas em Portugal, mas ao mesmo tempo a certeza de que nós temos de ser fiéis ao que apresentámos ao povo português”, adiantou.

Na sua intervenção, Pedro Nuno Santos acusou ainda o executivo liderado por Luís Montenegro de governar para as minorias, dando como exemplos o IRS Jovem e a descida do IRC.

“Está a governar para as minorias”, frisou, acusando o Governo de estar a acentuar o “fosso entre os que ganham muito e o resto da população”.

Segundo o líder do PS, o Governo “fartou-se de apresentar ‘powerpoints’”, mas “a governação não se mede pelo número de apresentações”.

“Governar não é apresentar powerpoints”, criticou.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas