MADEIRA Meteorologia

Venezuela: Opositor pede a Portugal que lidere reconhecimento de González Urrutia como Presidente

Data de publicação
16 Outubro 2024
15:39

O opositor venezuelano Antonio Ledezma apelou hoje a Portugal para que lidere na Europa o reconhecimento de Edmundo González como Presidente eleito, um passo “em frente” para afastar Nicolás Maduro e “um abraço de solidariedade” para com os venezuelanos.

“Queremos que Portugal lidere o reconhecimento do triunfo do povo venezuelano no dia 28 de julho em toda a Europa, que deve dar um passo mais firme no reconhecimento de Edmundo González [Urrutia] como Presidente legítimo e da liderança de María Corina Machado [líder da oposição na Venezuela]”, disse, em entrevista à agência Lusa, Antonio Ledezma.

O antigo presidente da câmara de Caracas (2008-2015), condenado a 26 anos de prisão e exilado em Espanha desde 2017, assiste hoje à tarde no parlamento português a um debate sobre a crise política na Venezuela, a convite da Iniciativa Liberal, que agendou uma iniciativa para instar o Governo português ao reconhecimento do candidato da oposição, Edmundo González Urrutia, como Presidente eleito nas eleições de 28 de julho, em que o Presidente Nicolás Maduro foi declarado vencedor.

Tal reconhecimento, sustentou Ledezma, “é um ganho porque é um passo em frente” no percurso até 10 de janeiro, data marcada por Maduro para iniciar o terceiro mandato presidencial.

“É uma forma de dizer a Maduro, a partir de Portugal, que tem de se afastar, que tem de reconhecer a sua derrota e que tem de aceitar a transição pacífica e ordeira que Edmundo González e María Corina Machado lhe estão a propor”, sustentou o opositor, membro da campanha presidencial da oposição.

“Eles [o regime de Maduro] falam de um banho de sangue, a oposição fala de banhar os venezuelanos de paz; eles falam de ódio e perseguição, nós falamos de convivência”, disse.

Antonio Ledezma salientou a importante comunidade portuguesa e de lusodescendentes na Venezuela: “Não há nenhum português que não tenha uma família na Venezuela, e por isso a dor dos venezuelanos tem de ser também a dor dos portugueses”.

“Os dirigentes políticos de Portugal têm a oportunidade de se unir por uma causa justa, a defesa dos direitos humanos dos venezuelanos e dos portugueses. A complexa crise humanitária que estamos a sofrer na Venezuela está também a ser sofrida pelos próprios portugueses”, sublinhou.

Para Ledezma, o que está em causa é “um problema de direitos humanos”, rejeitando por isso qualquer “pretexto ideológico” para se “dizer que não se apoia esta causa porque se ser de direita ou de esquerda”.

“Para além destas fronteiras ideológicas, há a vida do povo, há o direito do povo à liberdade de expressão, a viver em paz e à propriedade, que estão a ser violados por este regime. E esse direito à propriedade, esse direito à vida é também sofrido pelos portugueses na Venezuela”, apontou.

O reconhecimento da vitória de González Urrutia nas presidenciais pelas autoridades portuguesas, salientou, seria como “um abraço de solidariedade para com os venezuelanos”.

“Se a Venezuela e os venezuelanos precisam de alguma coisa neste momento, é da solidariedade de todos os portugueses, porque o sofrimento é muito grande e este abraço de solidariedade é como um bálsamo que alivia a nossa dor”, apelou.

Em declarações à Lusa, o presidente da Iniciativa Liberal defendeu que “cada dia que passa sem que a comunidade internacional dê um sinal claro de que é necessário remover Nicolás Maduro do poder, é um dia adicional de sofrimento para os venezuelanos e para a comunidade portuguesa”.

“A arma dos tiranos é que as democracias deixem passar o tempo”, referiu Rui Rocha.

“Da mesma forma que quando Portugal combateu a ditadura, o apoio internacional foi fundamental para a transição para a liberdade, o povo irmão da Venezuela precisa da ajuda da comunidade internacional”, sustentou.

Rui Rocha considerou que “não há desculpas” para não reconhecer Edmundo González Urrutia como Presidente eleito, que teve “uma vitória expressiva” nas urnas.

“Sei que se invocam os interesses da comunidade portuguesa na Venezuela e a ameaça do encerramento dos consulados, mas em Espanha o parlamento aprovou exatamente o mesmo que estamos a propor, e a comunidade não teve nenhum custo adicional por isso”, salientou.

O primeiro-ministro foi questionado hoje de manhã no parlamento, durante o debate preparatório do Conselho Europeu, pelo líder da bancada parlamentar da Iniciativa Liberal, Rodrigo Saraiva, sobre se Portugal vai reconhecer Edmundo González Urrutia como Presidente, mas Luís Montenegro não respondeu diretamente, afirmando que não reconhece a vitória de Nicolás Maduro e que está a liderar na União Europeia um processo pacífico para “respeito pela vontade genuína” dos venezuelanos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o Orçamento Regional deveria ajudar a pagar as despesas da Universidade da Madeira?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

11:10

Um passageiro que viajava esta manhã no Lobo Marinho denunciou ao JM que a embarcação esteve parada no mar devido a uma avaria. O ferry partiu do Funchal...

17:33

O serviço Aerobus reduziu o período do serviço de transporte público desde o dia 1 de abril.

A operação que assegurava o transporte de passageiros entre...

15:27

A Porto Santo Line anunciou o cancelamento das viagens previstas para o dia 3 de abril de 2025, quinta-feira, devido às más condições meteorológicas previstas....

7:30

A depressão Nuria colocou o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo para chuva e vento (das 21h00 às 12h00 de amanhã) e ainda agitação marítima (amanhã,...

8:55

Uma criança, de cinco anos, faleceu esta noite, após ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória.

Os Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos foram acionados,...

14:49

O encontro entre Caniçal e Juventude, a contar para a Taça de Prata - Grupo 5, da Taça da Madeira, terminou prematuramente a dois minutos do fim devido...

17:35

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um Aviso de Sinal 1 (Mau Tempo) para o Arquipélago da Madeira que prevê vento de força 8 (63...

• PUB
17:27

O Instituto Português do mar e Atmosfera informou esta quarta-feira que a Madeira vai estar novamente sob uma depressão.

A depressão NURIA, nome atribuído...

20:00

O concerto que assinalou, esta tarde, no Centro de Congressos da Madeira, o primeiro feriado do Dia da Autonomia, encerrou com uma grande ovação do público...

15:42

A família de uma criança, diagnosticada com epilepsia, de 2 anos, está a pedir ajuda para poder adquirir uma cadeira de rodas adaptada.

Para tal, criaram...

Últimas

23:00

Wall Street fechou hoje em acentuada baixa, no dia seguinte a Donald Trump anunciar uma forte ofensiva comercial, que faz recear pela economia dos EUA,...

22:43

A Paróquia das Eiras, no Caniço, acolhe no próximo domingo, dia 6 de abril, uma conferência sobre a temática da saúde e do cuidado dos doentes.

D. Nuno...

22:37

A Casa Branca demitiu três funcionários do Conselho de Segurança Nacional (NSC, no original), que está na origem do “Signalgate”, que envolveu a partilha...

22:18

O Sporting venceu o Rio Ave por 2-0 esta quinta-feira, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Os golos foram apontados por Geny Catamo,...

22:09

Um ataque israelita a norte da Faixa de Gaza matou pelo menos 31 pessoas numa escola que albergava pessoas deslocadas pela guerra, anunciaram hoje as equipas...

21:55

A Venezuela repatriou mais 313 venezuelanos em um voo da estatal Conviasa proveniente do México, elevando para 1.610 os migrantes deportados dos EUA e...

21:26

Os Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava e Ponta do Sol procederam, esta noite, ao corte de uma árvore que caiu sobre a via pública na Levada do Poiso,...

• PUB
21:25

O SESARAM, EPERAM repudia veemente as acusações efetuadas pelo JPP “contra esta instituição e lamenta que sejam baseadas em premissas erradas, colocando...

21:17

A Via Sacra desta sexta-feira, na paróquia de Santo Amaro, realiza-se a partir das 19h30, ao ar livre, percorrendo diversas ruas.

Terá início à frente da...

20:56

É mais uma distinção para um produto made in Madeira. A Brisa Maracujá voltou a conquistar os paladares e a impressionar os especialistas! A icónica bebida...