MADEIRA Meteorologia

Rússia detém francês acusado de recolher informações militares

Data de publicação
06 Junho 2024
15:26

O Comité de Investigação da Rússia anunciou hoje a detenção de um cidadão francês em Moscovo sob a acusação de recolher informações sobre atividades militares e tecnológicas russas durante vários anos.

As autoridades russas abriram um processo penal contra o detido por não se ter registado como alegado “agente estrangeiro”, um delito previsto no Código Penal, segundo um comunicado divulgado pela agência noticiosa Interfax.

O Comité de Investigação indicou que o material recolhido pelo cidadão francês poderia ser utilizado “contra a segurança do Estado” se caísse nas mãos de outras “fontes estrangeiras”.

O detido terá visitado repetidamente o território russo, incluindo a capital, para se encontrar com cidadãos russos. “No futuro, será acusado e será tomada uma medida preventiva”, segundo o comité.

O Comité de Investigação não acrescentou mais pormenores sobre a identidade do detido, mas fontes próximas do caso, citadas pela agência noticiosa TASS, precisaram tratar-se de um homem com cerca de 50 anos que trabalha no Centro para o Diálogo Humanitário, uma organização sediada na Suíça.

De acordo com as fontes, o cidadão francês tem-se ocupado de questões euro-asiáticas desde as revoltas sociais Euromaidan na Ucrânia, em 2014, que culminaram com a destituição do governo pró-russo. Antes disso, esteve envolvido no conflito na Chechénia.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas