MADEIRA Meteorologia

Queda de avião no Sudão do Sul faz pelo menos 20 mortos

Data de publicação
29 Janeiro 2025
14:27

Pelo menos 20 pessoas morreram na sequência da queda de um avião no norte do Sudão do Sul, informou hoje o ministro da Informação do Estado de Unity, onde se situam os campos petrolíferos.

“Havia 21 pessoas a bordo. De momento, há apenas um sobrevivente”, disse à agência France-Presse, por telefone, Gatwech Bipal Both, ministro da Informação deste estado do extremo norte do país.

O avião despenhou-se perto dos campos petrolíferos pouco depois de ter descolado num voo de rotina para transportar trabalhadores para a capital do sul, Juba.

“O avião despenhou-se a 500 metros do aeroporto” por volta das 10:30 locais (8h30 em Lisboa), acrescentou.

O funcionário disse ainda que o avião, originário da Ucrânia, foi fretado pela Greater Pioneer Operating Company (GPOC), mas era operado por outra empresa, a Light Air Services Aviation Company.

“O Governo local está a enfrentar uma grande tristeza”, disse ainda, acrescentando que estava a decorrer uma investigação e mencionando a possibilidade de uma “colisão mecânica”.

O Sudão do Sul, uma nação independente desde 2011, a braços com uma crise económica e política crónica, não dispõe de infraestruturas de transporte fiáveis. Os acidentes aéreos são frequentes e geralmente atribuídos à sobrelotação e ao mau tempo.

Em 2021, cinco pessoas morreram quando um avião de carga que transportava combustível para o Programa Alimentar Mundial (PAM) se despenhou.

Quatro anos depois, um avião Antonov da era soviética despenhou-se em Juba, matando 36 pessoas.

Em 2017, um avião que tinha saído da pista embateu num carro de bombeiros antes de se incendiar, tendo as 37 pessoas a bordo escapado ilesas.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas