MADEIRA Meteorologia

Países nórdicos solidários com Gronelândia e Dinamarca contra ambições de Trump

Data de publicação
26 Maio 2025
17:16

Os países nórdicos estão solidários com a Gronelândia e a Dinamarca contra os planos de anexação daquele território dinamarquês do Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou o primeiro-ministro norueguês, numa conferência de líderes nórdicos.

“Podem ter a certeza de que estamos solidários convosco e com a Dinamarca”, declarou o chefe do Governo norueguês, Jonas Gahr Støre, ao primeiro-ministro da Gronelândia, numa conferência de imprensa.

Os dirigentes dos países nórdicos (Finlândia, Noruega, Suécia, Dinamarca e Islândia), dos territórios autónomos dinamarqueses da Gronelândia e das Ilhas Faroé e das Ilhas Aland (Finlândia) reuniram-se em Turku, na Finlândia, para debater questões de segurança e de competitividade económica.

“Faremos passar esta mensagem em todo o lado: em Washington, Bruxelas, Pequim e noutros locais. O Ártico é uma zona regulamentada. Aplica-se o direito do mar, aplica-se a responsabilidade dos Estados costeiros, e apoiaremos qualquer comunidade que se sinta pressionada quanto a estes valores”, afirmou o primeiro-ministro norueguês.

Donald Trump declarou várias vezes que queria anexar a Gronelândia, ilha rica em recursos naturais e estrategicamente situada, invocando razões de segurança e recusando-se a excluir a hipótese de recurso à força.

Tais declarações causaram preocupação noutras regiões próximas do Ártico, nomeadamente na Islândia e no arquipélago norueguês de Svalbard.

Elas provocaram também fortes tensões com os líderes dinamarquês e gronelandês, que insistiram que o território ártico decidirá o seu próprio futuro e que os Estados Unidos “não vão ficar com a Gronelândia”.

“A Islândia situa-se logo abaixo da Gronelândia. Somos um país pequeno. É muito importante para nós que seja enviada uma mensagem forte a partir desta região, afirmando que o direito internacional é respeitado e que a lei do mais forte não se transforma em Estado de direito”, afirmou a primeira-ministra islandesa, Kristrún Frostadóttir, na mesma conferência de imprensa.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas