MADEIRA Meteorologia

Oposição inicia consultas sobre eleições primárias na Venezuela

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
24 Maio 2022
9:05

A Plataforma Unitária Democrática (Puede), que agrupa os principais partidos opositores venezuelanos, anunciou que vai iniciar um processo de consultas para determinar a fórmula para eleições primárias da oposição.

O anúncio foi feito por Omar Barboza, secretário executivo da Puede, e o processo deverá incluir "todas as fações do país", para eleger o candidato que enfrentará o partido no poder nas eleições presidenciais de 2024.

"Criámos seis comissões de trabalho (comunicações, estratégia, organização, plano país, alianças e solidariedade social) e chegámos a um acordo para elaborar um cronograma para realizar as consultas", explicou o político.

Segundo Omar Barbosa, vão ser realizados contactos direitos com instituições e personalidades.

"Nos próximos dias vai ser ativada uma página na Internet para receber as opiniões e recomendações dos venezuelanos sobre o processo de primárias, a nível nacional", sublinhou.

Em 16 de maio, a Plataforma Unitária Democrática anunciou uma reestruturação e que iria a eleições primárias em 2023 para eleger um candidato único opositor para as presidenciais de 2024.

Num comunicado, divulgado em Caracas e dirigido aos venezuelanos e à comunidade internacional, a Puede sublinha ter conseguido vários acordos por unanimidade entre a oposição.

"Voltamos a fundar a Plataforma Unitária como uma instância ampla e inclusiva que tem um regulamento próprio de funcionamento, com regras muito claras em jogo e áreas de trabalho concretas", explica-se no documento.

Segundo a Puede, "o candidato presidencial das forças democráticas será escolhido através de um processo primário amplo e pluralista, a realizar em 2023".

Por outro lado, a oposição reiterou que "o objetivo fundamental da luta unitária" opositora "é conseguir uma mudança política, entendendo que esta é o único caminho verdadeiro para deter o sofrimento de milhões de venezuelanos".

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas