MADEIRA Meteorologia

Novo Governo francês pode durar apenas alguns meses, dizem analistas

Data de publicação
26 Setembro 2024
9:56

O novo governo francês, cuja composição foi revelada pelo primeiro-ministro Michel Barnier, pode durar apenas “alguns meses” devido à sua falta de coesão e à oposição da extrema-direita, segundo analistas.

“Estamos numa situação que nunca aconteceu na Quinta República, isto é, um governo que não tem maioria, nem absoluta ou mesmo relativa (...) que está à mercê da União Nacional (RN, extrema-direita)”, disse à Lusa Victor Pereira, investigador da Universidade Nova de Lisboa e doutorado em História Contemporânea pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris.

Para o politólogo, a forma como Michel Barnier tem reagido a críticas devido à proximidade com o RN do seu executivo - anunciado no dia 21 de setembro, após 15 dias de negociações - “mostra bem a fragilidade e a vulnerabilidade” do mesmo, que “pode cair de um dia para o outro”.

Marine Le Pen, líder do RN, deverá aceitar o governo de Barnier “nos próximo meses” para não ser acusada de “falta de sentido de Estado e de colocar em causa a estabilidade”, porém deverá “fazer cair o governo” antes de 2027, segundo Victor Pereira.

Também Olivier Ihl, politólogo e professor na Sciences Po de Grenoble, acredita que o novo governo “durará alguns meses”, porque os deputados não querem correr o risco de novas eleições.

Por isso, o governo “terá de trabalhar com um pente fino em qualquer texto que proponha aos deputados, e terá de ser particularmente cuidadoso com o RN”, disse Olivier Ihl à rádio France Bleu.

De acordo com Victor Pereira, a escolha do Presidente francês, Emmanuel Macron, que se negou a escolher alguém da coligação de esquerda Nova Frente Popular (NFP) para primeiro-ministro, nomeando Michel Barnier em 05 de setembro, deve-se ao facto do antigo comissário europeu ter aceite o cargo e ter “fama de ser bom negociador”, tendo estado envolvido na saída da Grã-Bretanha da União Europeia.

Além disso, adianta o analista, Barnier é “candidato para uma outra coligação” entre os macronistas e os Republicanos, que apenas incluiu um ministro de esquerda, Didier Migaud, antigo socialista afastado da política ativa, com a pasta da Justiça, pois nenhum deputado da NFP “ia aceitar entrar no governo”.

“A grande maioria das pessoas são desconhecidas dos franceses, as únicas pessoas mais conhecidas, são Rachida Dati, ministra da Cultura desde 2024, e Bruno Retailleau, ministro do Interior”, disse o politólogo, referindo que a escolha de ministros “mostra a ambiguidade do governo” e a “fidelidade diversa das personalidades”.

Em relação a Bruno Retailleau, “muito conservador e à direita”, cujo discurso é fortemente marcado contra a imigração e em “restabelecer a ordem”, Victor Pereira afirmou que “há uma certa coerência” no que o atual ministro do Interior diz.

“Desde há vários anos, é um papel do ministro do Interior ter um discurso um bocadinho marcial sobre a ordem e também sobre a imigração e isso não é propriamente uma novidade”, afirmou o politólogo, referindo que “o próprio Barnier, quando foi candidato nas primárias dos Republicanos em 2021, também tinha um discurso muito anti-imigração”.

A escolha de deixar Sébastien Lecornu no cargo de ministro da Defesa deve-se também ao facto de “corresponder bem ao que o chefe de Estado espera na área da defesa”, segundo o politólogo Christophe Boutin, que refere que “Lecornu é compatível com Macron”.

Christophe Boutin, professor de direito na Universidade de Caen, disse à France Bleu que, devido à maioria “muito fraca”, o novo governo terá “de defender texto a texto, com o risco sempre presente de uma moção de censura” da esquerda e da direita.

“Esta oposição está a pressionar o governo para que, na declaração de política geral que Michel Barnier fará no dia 01 de outubro, tenha em conta certos eixos que ele privilegia de ambos os lados”, afirmou.

Já Bruno Cautrès, investigador no Centro de Estudos da Vida Política Francesa e professor na Universidade Sciences Po, em Paris, disse à Radio France que é fundamental que Barnier assegure que “não voltará atrás em relação a algumas medidas”, devido à escolha de ministros com posições mais conservadoras, como Bruno Retailleau.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o Orçamento Regional deveria ajudar a pagar as despesas da Universidade da Madeira?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

19:51

Uma curva alegadamente mal medida acabou por trazer consequências para o condutor de um autocarro de turismo, que descia uma estrada na freguesia da Ilha,...

10:26

Um carro funerário despistou-se na manhã desta segunda-feira, pouco depois das 10h00, na via rápida, no Caniço, no sentido Santa Cruz – Funchal.

O acidente...

15:07

Uma jovem, de 22 anos de idade, foi sequestrada e violada, esta noite, em Coimbra.

Notícia avançada pela CM TV revela que a rapariga foi vítima dos crimes...

15:02

Um acidente insólito provocou esta manhã grande alvoroço junto à Associação de Paralisia Cerebral da Madeira, em São Martinho, no Funchal.

Segundo testemunhas,...

17:06

Mais de 50 países contactaram a administração norte-americana a solicitar o início de negociações sobre as tarifas alfandegárias anunciadas pelo Presidente...

15:20

Uma patrulha da Polícia de Segurança Pública (PSP) deparou-se, na madrugada de hoje, com uma situação um pouco insólita junto aos estacionamentos do Casino...

14:30

O Miradouro dos Balcões, no Ribeiro Frio, revelou-se pequeno demais para tanta procura este domingo. O que normalmente é um oásis de tranquilidade, conhecido...

• PUB
19:15

A Escola Básica do Porto da Cruz organizou, ontem, no Restaurante da Praia da Alagoa, um jantar em nome de uma causa solidária.

A iniciativa teve o objetivo...

6:30

Dois anos depois da morte de Carlos Silva, jovem de 26 anos vítima de atropelamento e fuga no Caniçal, chegou a notícia do arquivamento do processo que...

18:08

Maria de Fátima Gouveia Soares faleceu hoje. Tinha 91 anos.

A escritora, radicada em Santo Tirso durante várias décadas, manteve sempre uma forte ligação...

Últimas

22:47

Afinal, o encontro entre o Nacional e o Estrela da Amadora ainda pode realizar-se neste domingo.

Isto porque o JM confirmou, junto de fonte da Liga, que...

22:24

O desporto em São Vicente e regional está de luto após a morte de Paulo Gouveia, antigo atleta e treinador dos escalões de formação da Associação Cultural...

22:16

O jogo entre o Nacional e o Estrela da Amadora, da ronda 28 da I Liga e inicialmente agendado para as 15h30 de domingo, pode vir a ser disputado na segunda-feira,...

20:48

O mau tempo que se faz sentir no aeroporto da Madeira terá estado na origem do regresso do avião que transportava a equipa do Estrela da Amadora a Lisboa....

19:40

Uma turista estrangeira, de 70 anos, sofreu esta tarde ferimentos nos membros superiores e inferiores, na sequência de uma queda na Ponta da Cruz, no Funchal....

19:17

Um taxista foi esta tarde agredido por um cliente, na zona da paragem dos autocarros da CAM (antiga SAM), no Funchal, tendo ficado ferido no sobrolho,...

18:57

O partido Nova Direita reuniu-se esta manhã em Conselho Nacional e avançou com os nomes dos cabeças de lista para as Eleições Legislativas de 2025.

Paulo...

• PUB
18:50

Um acidente de viação junto às instalações da Renault, no Funchal, provocou esta sexta-feira danos materiais em duas viaturas, apurou o JM.

Ao que tudo...

18:10

Há mais quatro portugueses campeões nacionais de futebol, depois do Paris Saint-Germain vencer o Angers este sábado por 1-0. A equipa de Nuno Mendes, Vitinha,...

17:46

O secretário-geral do Juntos Pelo Povo (JPP) e líder da oposição garantiu este sábado, na freguesia da Ilha, em Santana, que o seu partido “colocará a...