MADEIRA Meteorologia

Myanmar: 14 corpos, alguns identificados como Rohingya, encontrados numa praia

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
23 Maio 2022
15:37

Os corpos de 14 pessoas foram encontrados numa praia em Myanmar (antiga Birmânia), disse hoje um oficial da polícia, e um socorrista identificou-os como membros da minoria Rohingya que tentaram sair do país atravessando o mar.

"Catorze corpos foram encontrados e 35 pessoas, incluindo os proprietários da embarcação, foram resgatadas", afirmou à agência de notícias France-Presse (AFP) o tenente-coronel Tun Shwe, porta-voz da polícia do distrito de Pathein, cerca de 200 quilómetros a oeste de Rangum.

Um socorrista da Organização de Salvamentos de Myanmar, que pediu anonimato, indicou que foram encontrados oito corpos no domingo, todos eles Rohingya, que tentavam viajar para a Malásia.

Segundo um ativista desta minoria muçulmana, as 14 vítimas são 12 mulheres e dois rapazes.

A embarcação transportava pessoas das cidades de Buthidaung, Maungdaw e Sittwe, no estado de Rakhine, no qual vive grande parte da minoria Rohingya, acrescentou.

Centenas de milhares de Rohingya, membros de uma comunidade que imigrou para Myanmar há gerações, fugiram do país predominantemente budista desde 2017, após uma brutal repressão por parte dos militares que levaram a cabo massacres e violações, de acordo com relatos de refugiados.

Os Rohingya ainda no país são em grande parte considerados estrangeiros que chegaram do Bangladesh, aos quais foi negada a cidadania, direitos e acesso aos serviços.

Todos os anos, centenas de Rohingya realizam perigosas travessias marítimas que duram meses para outros Estados no sudeste da Ásia.

A Malásia, um país relativamente rico, é geralmente o seu destino preferido, mas alguns acabam por chegar também à Indonésia.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O presidente do Marítimo tem condições para continuar no cargo após agredir um adepto?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas