MADEIRA Meteorologia

Força Aérea dos EUA investiga base de onde Jack Teixeira retirou documentos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
18 Abril 2023
18:27

A Força Aérea norte-americana abriu a sua própria investigação para tentar descobrir como um membro da Guarda Aérea Nacional teve acesso e distribuiu possivelmente centenas de documentos altamente confidenciais, disseram hoje fontes oficiais.

Perante o Congresso, o secretário da Força Aérea, Frank Kendall, disse que instruiu o inspetor-geral da Força Aérea a examinar a unidade da Guarda Aérea com sede em Cape Cod (Massachusetts) onde servia o aviador de primeira classe Jack Teixeira, assim como "qualquer outro indicador de falha que esteja associado a essa fuga de informação" e que permitiu que esta acontecesse.

Teixeira, de 21 anos, foi acusado na sexta-feira, num tribunal em Boston, de remoção e retenção não autorizadas de informações classificadas e de defesa nacional.

O jovem voltará novamente a tribunal para uma audiência na quarta-feira.

A fuga de informação levantou questões sobre como é que um único membro da Guarda Aérea Nacional poderia ter removido tantos documentos sem ser detetado, porque é que não havia verificações de segurança e como é que os documentos permaneceram 'online' durante semanas sem serem detetados.

"Como é que esse guarda pode pegar nessas informações e distribuí-las eletronicamente ao longo de semanas, senão meses, e ninguém saber disso?", questionou o senador Democrata Jon Tester, pedindo aos líderes da Força Aérea que testemunhassem perante uma subcomissão de Defesa do Senado.

Além disso, a Força Aérea está a realizar uma investigação geral para identificar como cada comando lida com informações classificadas, disse aos membros da comissão o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Charles Quinton Brown.

As investigações da Força Aérea somam-se a uma investigações militar lançada na segunda-feira pelo secretário de Defesa norte-americano, Lloyd Austin.

Austin ordenou que todas as instalações militares que lidam com informações classificadas informem dentro de 45 dias sobre como acedem, compartilham, armazenam e apagam informações secretas do país.

Os documentos divulgados expuseram ao mundo avaliações secretas dos Estados Unidos sobre a guerra na Ucrânia, as capacidades e interesses geopolíticos de outras nações, entre outras questões de segurança nacional.

Teixeira publicou o material altamente confidencial na Discord, uma plataforma 'online' que começou como um ponto de encontro para jogadores.

"Ele teve acesso a alguns aspetos com base no seu trabalho como administrador 'on-line'. Ele aproveitou esse acesso", disse Brown.

LUSA

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas