MADEIRA Meteorologia

EUA/Eleições: Vitória de Trump não é “motivo de preocupação” – PR mexicana

Data de publicação
06 Novembro 2024
15:44

A Presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, de esquerda, declarou hoje que o México não tem “qualquer motivo de preocupação” com a eleição do republicano Donald Trump como Presidente nos Estados Unidos, seu principal parceiro comercial, absorvendo 80% das suas exportações.

“Somos um país livre, independente e soberano e haverá uma boa relação com os Estados Unidos”, afirmou Sheinbaum, numa primeira reação à vitória de Trump nas eleições presidenciais da véspera, na sua conferência de imprensa diária.

“Vamos aguardar” resultados mais completos nos Estados Unidos, “para poder fazer o comunicado oficial”, acrescentou.

No último dia de campanha, segunda-feira, Donald Trump ameaçou o México com um aumento das tarifas alfandegárias perante o afluxo de migrantes e o tráfico de droga.

“Se eles não detiverem esta onda de criminosos e drogas que entram no nosso país, vou impor imediatamente uma tarifa aduaneira de 25% sobre tudo o que eles enviam para os Estados Unidos da América (EUA)”, disse o candidato republicano.

“Vai haver diálogo, e é por isso que digo que não há motivo para preocupação”, sublinhou a Presidente mexicana, em resposta a uma pergunta.

“O México, os Estados Unidos e o Canadá têm atualmente um nível muito elevado de integração económica”, precisou, referindo-se ao acordo de comércio livre entre os três países, que será revisto em 2026.

Tal integração “beneficia os Estados Unidos e o México. Não estamos em concorrência, pelo contrário, complementamo-nos mutuamente”, explicou.

“Continuaremos a trabalhar muito” com as empresas norte-americanas que têm investimentos no México, assegurou Sheinbaum.

“Relativamente a outras questões que são importantes para os Estados Unidos e o México, vamos manter este diálogo de alto nível”, indicou, mencionando “tudo o que tem que ver com a entrada de drogas procedentes do México nos Estados Unidos, com a entrada de armas procedentes dos Estados Unidos no México”.

A chefe de Estado mexicana referiu ainda que “no México, a migração na fronteira norte (com os Estados Unidos) caiu 75% entre dezembro de 2023 e hoje”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas