MADEIRA Meteorologia

Condenado a 12 anos de prisão um instigador dos tumultos na África do Sul em 2021

Data de publicação
29 Novembro 2023
15:13

A justiça da África do Sul condenou a 12 anos de prisão Mdumiseni Zuma, considerado um dos “instigadores” dos tumultos no país em julho de 2021, que causaram a morte de mais de 350 pessoas, anunciou a porta-voz da promotoria sul-africana.

Trata-se da primeira pessoa a ser condenada por “incitar à agitação”, como parte da acusação lançada após a pior onda de violência e pilhagem no país desde o fim do apartheid, acrescentou Natasha Ramkisson-Kara, em comunicado.

“Esperamos que esta condenação sirva de dissuasão para outros que pretendam cometer crimes semelhantes”, referiu.

Zuma, 36 anos, foi condenado pelo tribunal de Pietermaritzburg (leste) por incitar à violência.

Em 2021, tinha apelado, num vídeo amplamente partilhado pelo serviço de mensagens, à pilhagem e ao incêndio de um centro comercial, que acabou por ficar em cinzas durante os tumultos.

Inicialmente desencadeada pela prisão do antigo Presidente Jacob Zuma, condenado por desacato ao tribunal, a violência alastrou a Joanesburgo e à província oriental de Kwazulu-Natal, um sinal do clima social e económico tenso.

A lentidão na condução dos autores dos crimes à justiça tem sido frequentemente uma fonte de frustração, não só para as famílias das vítimas, mas também para muitos sul-africanos, cujo país tem uma das taxas de criminalidade mais elevadas do mundo.

Uma investigação publicada no ano passado salientou o facto de os motins terem sido organizados através das redes sociais e de os seus autores terem permanecido “em grande parte sem rosto”.

Os julgamentos de mais 65 suspeitos deverão ter início em janeiro.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas