MADEIRA Meteorologia

Caracóis terrestres africanos gigantes encontrados em bagagem em aeroporto dos EUA

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
18 Março 2023
10:42

Seis caracóis terrestres africanos gigantes foram encontrados na bagagem de um viajante que voou para o Estado norte-americano do Michigan desde o Gana, divulgou esta sexta-feira a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP).

Os moluscos, que podem transmitir doenças que afetam os humanos, foram descobertos e apreendidos a 9 de março, durante uma inspeção no Aeroporto Metropolitano de Detroit em Romulus, explicou a CBP.

O homem que transportava os caracóis mora no Gana e referiu que os animais seriam comidos, tendo sido libertado sem acusação.

"Não é incomum que os viajantes tragam alimentos dos seus países nativos, o que ressalta a importância do processo de inspeção na chegada às portas de entrada dos EUA", salientou o porta-voz da CBP, Steven Bansbach.

"Isso permite que os oficiais do CBP e especialistas em agricultura tenham a oportunidade de determinar se esses produtos são permitidos ou não, ao mesmo tempo em que mitigam o potencial risco de saúde pública ou problemas ambientais", acrescentou.

Caracóis terrestres africanos gigantes são proibidos no Michigan e no resto dos Estados Unidos.

Estes moluscos comem pelo menos 500 tipos diferentes de plantas, além do gesso e estuque de edifícios.

Podendo crescer até 20 centímetros e produzir até 1.200 ovos por ano, carregam um parasita chamado verme pulmonar do rato, que pode causar meningite em humanos.

"Os nossos oficiais da CBP e especialistas em agricultura trabalham diligentemente para identificar, detetar e intercetar ameaças potenciais antes que tenham a hipótese de prejudicar os interesses dos EUA", destacou o responsável de segurança Robert Larkin.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas