MADEIRA Meteorologia

Prática de golfe cresce 12% na Madeira segundo o CNIG

Data de publicação
17 Outubro 2024
15:21

O Conselho Nacional da Indústria do Golfe (CNIG) divulgou hoje, em comunicado, que a prática do golfe na Madeira cresceu 12%.

Esta é, de acordo com mesma fonte, a conclusão de um Estudo de Impacto Económico do Golfe em Portugal, promovido pela Conselho Nacional da Indústria do Golfe (CNIG) e pela Confederação de Turismo de Portugal (CTP), desenvolvido pela Ernst & Young Parthenon, que pretende analisar a evolução do Golfe em Portugal de 2019 a 2023 e estimar o seu impacto económico no mesmo período

“A Região Autónoma da Madeira, embora represente apenas 3% das voltas registadas em Portugal, distingue-se de outras regiões pelo perfil do praticante. 35% são de origem dinamarquesa e 25% são portugueses. A região distingue-se ainda pela baixa taxa de sazonalidade, com os meses de verão a representarem apenas 19% do total das voltas”, adianta o CNIG.

Prosseguindo na análise dos resultados, o CNIG sublinha que “apesar da Região Autónoma da Madeira ter sido das mais afetadas pela crise pandémica, consolidou a recuperação em 2023, com um aumento de 12% do número de voltas face aos valores pré-pandemia”.

Segundo Nuno Sepúlveda, presidente da direção do Conselho Nacional da Indústria do Golfe (CNIG), referido no comunicado, “a Madeira tem ainda muito potencial de crescimento e ótima condição para a prática da modalidade”.

A Região tem o campos de golfe no Santo da Serra (Clube de Golf do Santo da Serra), no Palheiro Ferreito (Palheiro Golf) e no Porto Santo (Porto Santo Golf Club), estando em construção um campo na Ponta do Pargo.

O estudo, a nível nacional conforme referido, conclui que “o Reino Unido é o maior mercado emissor de turistas de golfe para Portugal e os Estados Unidos surgem, pela primeira vez, no top dez dos mercados emissores para a prática de golfe em Portugal”.

O Conselho Nacional da Indústria do Golfe (CNIG) representa a indústria do Golfe em Portugal. Fundado em 1995, é uma associação sem fins lucrativos que funciona como agregador do sector do golfe, defendendo os interesses das empresas proprietárias dos campos de golfe junto de todas as entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais. Contando com a participação de 80% do universo das empresas que detêm campos de golfe comerciais em Portugal, procura soluções para os desafios do sector do golfe e ajuda a definir uma estratégia comum, estabelecendo prioridades e propondo medidas adequadas à prossecução dessa estratégia.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas