A procura por habitação para arrendamento em Portugal voltou a aumentar no final de 2025, apesar da subida de 0,9% no preço das rendas no quarto trimestre do ano.
De acordo com uma análise divulgada pelo idealista, cada anúncio de arrendamento recebeu, em média, 22 contactos, o que representa um crescimento de 5% face ao mesmo período de 2024.
O estudo revela que o mercado continua marcado por uma forte pressão da procura, sem sinais claros de abrandamento. “A ligeira subida do número médio de contactos por anúncio confirma que o interesse das famílias se mantém elevado, embora os valores das rendas continuem fora do alcance de uma parte significativa da população”, sublinha Ruben Marques, porta-voz do idealista.
Na Madeira, o Funchal surge em destaque, com uma média de 23 contactos por anúncio, posicionando-se entre as capitais de distrito com níveis elevados de procura. A cidade fica apenas atrás de Santarém (34), Leiria (29), Évora e Setúbal (27), e surge à frente de Lisboa, que registou 20 contactos por anúncio.
Além disso, o Funchal foi uma das cidades onde a procura mais cresceu em termos homólogos, com um aumento expressivo de 28% face ao quarto trimestre de 2024. Apenas Évora (+50%) e Beja (+30%).