MADEIRA Meteorologia

Euro valoriza-se face ao dólar com confiança de investidores da zona euro a subir

Data de publicação
10 Junho 2025
18:39

O euro voltou a subir face ao dólar, após a publicação de dados que apontam para uma melhoria da confiança dos investidores na zona euro e enquanto se aguardam resultados das negociações comerciais entre os EUA e a China.

Às 18:00 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,1424 dólares, quando na segunda-feira, pela mesma hora, negociava a 1,1421 dólares.

O euro também subiu face à libra e ao iene.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou a taxa de câmbio de referência do euro em 1,1429 dólares.

Segundo os dados da Sentix, hoje divulgados, a confiança dos investidores na zona euro subiu em junho para 0,2 pontos, atingindo o valor máximo em um ano, sendo esta a segunda subida consecutiva.

O valor registado em junho compara com -8,1 no mês anterior.

Em Londres, as delegações da China e dos Estados Unidos prosseguiram hoje, pelo segundo dia, negociações comerciais, tentando reduzir as tensões comerciais, apesar da trégua que ambos os países alcançaram no mês passado após o seu encontro bilateral em Genebra.

O Banco Mundial (BM) reviu hoje em baixa as suas previsões para o crescimento mundial este ano, para 2,3% (uma queda de 0,4 pontos percentuais), alertando que a década de 2020 poderá registar o crescimento mais fraco dos últimos 60 anos.

Esta tendência está em linha com as previsões publicadas nos últimos meses pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), confirmando a continuação do abrandamento da economia mundial.

Em causa estão os efeitos do aumento das taxas alfandegárias nos Estados Unidos por Donald Trump e a guerra comercial que daí resultou entre Washington e Pequim, com o consequente abrandamento do comércio mundial.

Entretanto, a Comissão Europeia saudou hoje a abertura da China para voltar a exportar para a União Europeia (UE) os minerais conhecidos como terras raras, cuja escassez está a afetar a indústria dos países comunitários.

Desde 02 de abril, no âmbito da escalada tarifária com os Estados Unidos, Pequim impôs um novo regime de licenças que obriga as empresas estrangeiras a solicitar autorizações para exportar os minerais mencionados (samário, gadolínio, térbio, disprósio, lutécio, escândio e ítrio), alegando motivos de segurança nacional.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas