A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas inicia no domingo uma visita de sete dias à Suíça, onde irá, entre outros, encontrar-se com empresários, membros da representação consular e da rede de ensino da língua portuguesa no estrangeiro.
"É uma comunidade muito numerosa, muito importante é uma das comunidades que envia mais remessas para Portugal, está bem integrada e tem muitas associações", disse Berta Nunes, em declarações à Lusa, por telefone.
A governante considerou que a visita "faz parte" das suas tarefas, enquanto secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, "visitar as comunidades" e conhecê-las.
Durante a visita, Berta Nunes irá visitar várias estruturas consulares, em particular o escritório consular em Sion, que "tem três pessoas que muito provavelmente se irão reformar".
"É um escritório consular numa área onde há bastantes portugueses - mais de 30 mil - e, por isso, irei visitar este escritório consular, em particular, por causa das dificuldades que tem tido ultimamente", disse, acrescentando: "E depois irei visitar todos os outros".
Questionada sobre um possível reforço da rede consular na Suíça, Berta Nunes apontou que "todos os anos o Ministério tem feito um reforço dos quadros do pessoal nos consulados e embaixadas".
"Nesse âmbito, a Suíça será, certamente, uma das situações que temos de considerar no concurso anual que abrimos todos os anos, normalmente por volta de outubro ou novembro", explicou.
O programa da visita da secretária de Estado inclui também o encontro a coordenação e professores da Rede de Ensino Português no Estrangeiro (Rede EPE), que nos últimos anos "tem vindo a manter ou a diminuir ligeiramente o número de alunos inscritos na Suíça".
Berta Nunes sublinhou que a Rede EPE na Suíça é "praticamente toda de ensino não integrado, complementar ou paralelo", e que por isso quererá ver "’in loco’, quais as razões para não haver um aumento de alunos.
A secretária de Estado assinalou que apesar de o número de alunos na Rede EPE ter estagnado ou diminuído ligeiramente nos últimos anos, o número de professores não diminuiu.
"Não diminuímos o número de professores, temos turmas mais pequenas do que é habitual e tentamos, na verdade, melhorar a qualidade do ensino o mais possível", referiu, dizendo que a visita lhe confere uma "boa oportunidade para conhecer a Rede EPE na Suíça".
Na terça-feira, dia 07, Berta Nunes irá participar na apresentação da Rede Global da Diáspora, um projeto da Fundação AEP [Associação Empresarial de Portugal], que pretende "mapear os empresários, fazer rotas das marcas" e colocá-los em contacto entre si.
A governante irá ainda visitar várias empresas ao logo da sua viagem, estando previstos, também, encontros com membros da comunidade.
Lusa