MADEIRA Meteorologia

Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas faz visita de uma semana à Suíça

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Setembro 2021
15:56

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas inicia no domingo uma visita de sete dias à Suíça, onde irá, entre outros, encontrar-se com empresários, membros da representação consular e da rede de ensino da língua portuguesa no estrangeiro.

"É uma comunidade muito numerosa, muito importante é uma das comunidades que envia mais remessas para Portugal, está bem integrada e tem muitas associações", disse Berta Nunes, em declarações à Lusa, por telefone.

A governante considerou que a visita "faz parte" das suas tarefas, enquanto secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, "visitar as comunidades" e conhecê-las.

Durante a visita, Berta Nunes irá visitar várias estruturas consulares, em particular o escritório consular em Sion, que "tem três pessoas que muito provavelmente se irão reformar".

"É um escritório consular numa área onde há bastantes portugueses - mais de 30 mil - e, por isso, irei visitar este escritório consular, em particular, por causa das dificuldades que tem tido ultimamente", disse, acrescentando: "E depois irei visitar todos os outros".

Questionada sobre um possível reforço da rede consular na Suíça, Berta Nunes apontou que "todos os anos o Ministério tem feito um reforço dos quadros do pessoal nos consulados e embaixadas".

"Nesse âmbito, a Suíça será, certamente, uma das situações que temos de considerar no concurso anual que abrimos todos os anos, normalmente por volta de outubro ou novembro", explicou.

O programa da visita da secretária de Estado inclui também o encontro a coordenação e professores da Rede de Ensino Português no Estrangeiro (Rede EPE), que nos últimos anos "tem vindo a manter ou a diminuir ligeiramente o número de alunos inscritos na Suíça".

Berta Nunes sublinhou que a Rede EPE na Suíça é "praticamente toda de ensino não integrado, complementar ou paralelo", e que por isso quererá ver "’in loco’, quais as razões para não haver um aumento de alunos.

A secretária de Estado assinalou que apesar de o número de alunos na Rede EPE ter estagnado ou diminuído ligeiramente nos últimos anos, o número de professores não diminuiu.

"Não diminuímos o número de professores, temos turmas mais pequenas do que é habitual e tentamos, na verdade, melhorar a qualidade do ensino o mais possível", referiu, dizendo que a visita lhe confere uma "boa oportunidade para conhecer a Rede EPE na Suíça".

Na terça-feira, dia 07, Berta Nunes irá participar na apresentação da Rede Global da Diáspora, um projeto da Fundação AEP [Associação Empresarial de Portugal], que pretende "mapear os empresários, fazer rotas das marcas" e colocá-los em contacto entre si.

A governante irá ainda visitar várias empresas ao logo da sua viagem, estando previstos, também, encontros com membros da comunidade.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem acha que vai governar a Região após as eleições de 26 de maio?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas