MADEIRA Meteorologia

Paulo Cafôfo despede-se da Venezuela preocupado com a "área social"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
17 Maio 2022
19:04

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, reiterou que a comunidade portuguesa na Venezuela é "uma prioridade" para o Governo português, tendo identificado a área social como a problemática que merece mais atenção.

"Encontrei-me com uma comunidade que precisa de apoio social e essa é a minha maior preocupação. Temos portugueses que estão numa situação de vulnerabilidade, em situação de pobreza. Já existia essa preocupação, mas é o que vi aqui, o que encontrei, e, portanto, essa é a principal questão que me marcou", afirmou o governante numa conferência de imprensa que serviu para fazer o balanço da visita que iniciou a 16 de maio e que terminou hoje.

Segundo o secretário de Estado, "a Venezuela é uma prioridade" para Portugal não só pela questão de "dar valor ao que são as nossas comunidades, mas também porque é a segunda comunidade portuguesa mais grande da América Latina e a que necessita de muito apoio".

Paulo Cafôfo destacou ainda a visita ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Los Teques, obra que está a ser erguida pela comunidade portuguesa, onde teve a oportunidade de participar num arraial madeirense que juntou mais de três mil pessoas.

"A visita ao Santuário foi marcante. Uma obra que foi feita com muita vontade e com o apoio de toda a comunidade portuguesa que aqui radicada, e que é um lugar de fé, um lugar de encontro de culturas, sobretudo a cultura portuguesa e a venezuelana, mas também de outros povos", observou, lembrando que esta nova "centralidade de Portugal na Venezuela" passou a ter um consulado honorário.

Ao longo da visita no quadro do roteiro "Portugal no mundo", que serviu para a valorização das necessidades de toda a comunidade portuguesa, Paulo Cafôfo teve a oportunidade de se reunir com responsáveis de 25 instituições, encontros que permitiram atestar "o empreendedorismo e inovação dos portugueses".

Michael Suarez (serviço especial 'Notícias da Diáspora')

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O presidente do Marítimo tem condições para continuar no cargo após agredir um adepto?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas