MADEIRA Meteorologia

Xadrez: Shabalov, Knaak, Klinova e Burchardt premiados no Porto Santo

Data de publicação
29 Novembro 2024
14:09

Terminaram no Porto Santo os Campeonatos do Mundo de Veteranos de 2024. Após 11 jornadas s, quatro campeões foram coroados, nomeadamente, Alerxander Shabalov (Estados Unidos), nos +50 anos, Rainer Knaak (Alemanha), nos +65 anos, Masha Klinova (Israel), nos +50 femininos e Brigitte Buerchardt, nos +65 femininos.

Na categoria dos +50 anos absolutos, após um campeonato que reuniu 15 grandes mestres, Shabalov ganhou o sprint final ao polaco Michal Krasenkow. Os dois grandes mestres terminaram empatados com 8,5 pontos, mas o norte-americano beneficiou de um melhor desempate para levar a coroa para casa.

Na 11.ª jornada, Shabalov bateu o compatriota e também grande mestre Gregory Kaidanov, enquanto Krasenkow, que liderou o torneio durante largas rondas, não foi além de um empate frente ao grande mestre alemão Frank Holzke.

O terceiro lugar do pódio foi para o grande mestre israelita Victor Mikhalevski, que terminou isolado com 8 pontos e foi um dos grandes animadores do torneio.

O melhor português nos +50 foi o mestre internacional Sérgio Rocha, em 29.º, com 6 pontos.O dominador da categoria de +65 anos foi o grande mestre alemão Rainer Kaak, que terminou na frente isolado, com 8,5 pontos. Número 2 à partida da competição, Knaak passou para a frente na nona jornada após bater Lubomir Ftacnik e não mais largou o primeiro lugar.

O mestre internacional israelita Alexander Mikhalevski (irmão de Victor, dos +50) foi o segundo posicionado, com 7 pontos, os mesmos do terceiro, o grande mestre eslovaco Lubomir Ftacnik.De destacar a grande prova do mestre FIDE português António Pereira dos Santos, que terminou num quinto lugar.

O jogador luso fechou o torneio com chave de ouro, ao vencer o grande mestre brasileiro Jaime Sunye Neto.

O torneio feminino juntou as categorias de +50 anos e +65 anos e a melhor das 36 jogadoras foi a mestre internacional israelita Masha Klinova, que somou 8 pontos, os mesmos de outra mestre internacional, a francesa Silvia Alexieva.Na terceira posição ficou a grande mestre feminina Tatyana Grabuzova (Espanha), fechando um pódio totalmente das +50.

Ao terminar em 10.º, a mestre internacional feminina Brigitte Burchardt (Alemanha) conquistou o título das +65 anos, à frente da consagradíssima Nona Gaprindashvili (Geórgia), uma lenda viva do xadrez mundial, que, aos 83 anos, ainda move as peças com brilhantismo.

A terceira posicionada na categoria de +65 anos foi Tatyana Bogumil, a jogar sob a bandeira da FIDE.

Os Mundiais de Veteranos, organizados pela Federação Portuguesa de Xadrez com o apoio da FIDE, reuniram duas centenas de jogadores.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas