MADEIRA Meteorologia

Taça de Portugal: Benfica e Sporting decidem primeiro finalista

Data de publicação
31 Março 2024
16:52

O Benfica e o Sporting disputam na terça-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa, o primeiro de dois confrontos em cinco dias, num dérbi em que se decide o primeiro finalista da Taça de Portugal em futebol.

Face ao triunfo caseiro por 2-1, há mais de um mês, em 29 de fevereiro, selado com tentos de Pedro Gonçalves (nove minutos) e Gyökeres (54), contra um de Aursnes (68), os ‘leões’ partem em vantagem para o embate da segunda mão, pois basta-lhes o empate.

A formação ‘leonina’ procura a 30.ª presença na final e o 18.º título, numa prova que conquistou pela última em 2018/19, época em que bateu na final o FC Porto por 5-4 no desempate por grandes penalidades, após 2-2 nos 120 minutos.

Os ‘encarnados’ vão, por seu lado, em busca da sua 39.ª final, sendo os recordistas de troféus, com 26, o derradeiro arrebatado há sete anos, em 2016/17, com um triunfo por 2-1 face ao Vitória de Guimarães, no jogo do título.

Pela vantagem adquirida na primeira mão, mais a liderança do campeonato e a consistência exibicional, o Sporting parte com ligeiro favoritismo, mas foi na curta viagem à Luz que sofreu uma das poucas derrotas da temporada.

Em 12 de novembro de 2023, o ‘inevitável’ Gyökeres deu vantagem aos ‘leões’ quase em cima do intervalo, aos 45 minutos, mas, aos 51, Gonçalo Inácio foi expulso, por acumulação de amarelos, e deixou os ‘leões’ reduzidos a 10 unidades.

A formação de Alvalade ainda chegou aos 90 minutos em vantagem, mas o Benfica logrou uma épica reviravolta nos descontos, com golos de João Neves, aos 90+4 minutos, e do dinamarquês Casper Tengstedt, aos 90+7, num lance que o VAR demorou a validar.

Este triunfo deu, então, a liderança do campeonato aos ‘encarnados’, mas, entretanto, o Sporting já a recuperou e também já venceu o Benfica, na primeira mão das ‘meias’ da Taça.

Pela vitória em Alvalade, os ‘leões’ só precisam de empatar na Luz, pelo que, na história das 12 deslocações ao reduto das ‘águias’ para a Taça de Portugal, têm cinco resultados que lhe servem agora, as três vitórias e as duas igualdades.

O Benfica seguirá para a final se repetir uma das três vitórias por dois ou mais golos, o último em 1985/86 (5-0), sendo que os quatro triunfos tangenciais dos ‘encarnados’ levarão a discussão da eliminatória para prolongamento.

A formação ‘encarnada’ está, praticamente, na máxima força, enquanto o Sporting não terá o guarda-redes espanhol Adán e tem Pedro Gonçalves - que falhou os últimos dois jogos, depois de se lesionar em Itália para a Liga Europa - em dúvida.

O médio ofensivo dos ‘leões’ poderá ser reservado para o embate de sábado, a receção ao Benfica, que pode ser decisiva na luta pelo título, à 28.ª jornada, numa altura em que equipa de Rúben Amorim tem mais um ponto e menos um jogo do que a de Roger Schmidt.

O encontro entre o Benfica e o Sporting, da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, realiza-se na terça-feira, pelas 20:45, no Estádio da Luz, em Lisboa.

Um dia depois do dérbi, o Vitória de Guimarães, que venceu a edição de 2012/13 (2-1 ao Benfica) e soma sete presenças em finais, recebe o FC Porto, que ganhou em 2022/23 o 19.º troféu, em 33 finais, em jogo da primeira mão das meias-finais.

O encontro está agendado para as 20:15 de quarta-feira, com a segunda mão marcada para o Dragão, em 17 de abril.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas